Todos nós nos lembramos que na maternidade existe esta frase, para promover a amamentação materna, para as futuras mães e puérperas que possam amamentar.
Aliada a todos as vantagens nutricionais, de desenvolvimento físico e psicológico, vamos acrescentar as vantagens na saúde oral.
É curioso que problemas de saúde oral podem estar relacionados com o desenvolvimento da criança desde o nascimento, uma vez que o desenvolvimento do aparelho estomatológico (lábios, dentes, mucosa oral, glândulas salivares, amígdalas e adenoides, e demais estruturas da orofaringe) começa aqui.
E como todas as zonas do nosso corpo crescem saudavelmente por estímulos, a amamentação materna é a mais fisiológica, acarretando um desenvolvimento e coordenação muscular mais corretos, evitando a tão nociva compressão da arcada dentária superior, que se reflete na forma do palato (céu da boca) provocando alterações respiratórias, e na mastigação devido à má oclusão.
Estas alterações são bem mais visíveis se o uso da chupeta se prolongar após os primeiros meses.
O palato fica mais alto, atrofiando os canais nasais. As crianças respiram pela boca, pois têm dificuldades de o fazer pelo nariz, o que favorece o aparecimento de cáries nos dentes de leite (dentição decídua) e problemas respiratórios.
Por favor, retirem a chupeta aos vosso filhos o quanto antes. Informem-se com o vosso dentista e pediatra.
Muitos dos problemas dentários e respiratórios podem ser aliviados ou prevenidos cedo. Vamos abraçar esta causa e, conjuntamente com os cheques dentista, erradicar a cárie em Portugal.