Home>Saúde e Vida>A GRAVIDEZ É UM ESTADO DE GRAÇA
Saúde e Vida

A GRAVIDEZ É UM ESTADO DE GRAÇA

Estado esse que nos merece toda a atenção. Há anos atrás, a medicina dentária e a gravidez eram incompatíveis, por tradição. Passava-se de pais para filhos a ideia de que “estando-se grávida não se deve ir ao dentista”. Nada mais errado!

E para corroborar esta expressão, o Sistema Nacional de Saúde (SNS) faculta às grávidas os cheques dentista da grávida, exatamente com a intenção de promover a saúde oral durante este período, podendo ser utilizado também após o parto.

É óbvio que se a gravidez puder ser planeada, e houver hábitos de consulta regular ao dentista, a futura mamã pode prevenir muitas complicações irreversíveis.

A remoção do tártaro e a revisão dentária são ações de prevenção indispensáveis, evitando dores que provocam ansiedade e uso de medicação, que podendo ser evitada, tanto melhor.

Durante a gestação há alterações hormonais que facilitam o sangramento e aparecimento de infeções, modificação da ação da saliva e quantidade do seu fluxo, perdendo-se, portanto, parte do poder higienizador e protetor das gengivas e dentes (favorecendo o aumento de cáries não revistas ou ainda não detetadas e gengivite da gravida).

É verdade que mães com deficiente saúde oral (tártaro, cáries existentes) favorecem os nascimentos prematuros, uma vez que a inflamação que ocorre nas gengivas estimula a libertação de citoquininas e prostaglandinas, substâncias que induzem o parto, pois provocam contrações prematuras na parede uterina, consequentemente o nascimento de crianças de baixo peso.

O mito de que “cada gravidez menos um dente” não tem qualquer apoio científico. Grávidas, não se desfoquem do mais importante: a higiene oral é primordial. Os dentes não ficam mais fracos pelo “cálcio ir para o bebé”. É necessária uma alimentação mais equilibrada, para garantir a quantidade de minerais, hidratos de carbono, proteínas, glícidos, etc., e o tratamento prévio de cáries já existentes.

Desde já peço, não tenham medo de recorrer ao vosso médico dentista nesta fase importantíssima das vossas e da futura vida que trazem convosco. O dentista está formado para saber o que fazer neste período.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.