Home>Cultura, Literatura e Filosofia>SE A DOMINGAS CONSEGUE, NÓS TAMBÉM!
Cultura, Literatura e Filosofia Religião

SE A DOMINGAS CONSEGUE, NÓS TAMBÉM!

Leituras: 1ª: Gn 2,18-24. Salmo 128 /127,1-2.3.4-5.6. R/ O Senhor nos abençoe em toda a nossa vida. 2ª: Heb 2,9-11. Evº: Mc 10,2-16. III Semana do Saltério
1. O Evangelho deste domingo (Mc 10,17-30) fala-nos de um jovem rico que se aproxima de Jesus com a melhor das vontades:
– corre, porque tem pressa de chegar junto de quem lhe pode fazer bem;
– ajoelha-se, em sinal de profundo respeito por Jesus (o corpo reza ainda antes de falar);
– faz a pergunta certa, «que hei-de fazer para alcançar a vida eterna?».
Este jovem já cumpre a Lei, os mandamentos, mas tem uma relação com Deus que ignora quem está ao lado e por isso se entristece e se vai embora quando Jesus lhe diz que falta ainda uma coisa: «vai vender o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no Céu. Depois, vem e segue-Me».
Na verdade, a atitude de desapego pedida por Jesus não é apenas mais uma coisa; é o essencial! É a “receita” para a felicidade: colocar-se em relação com os outros, sobretudo os pobres. Partilhar com quem tem menos. Colocar a felicidade não no acumular de bens mas na sua partilha.
Há poucos meses fui com uma equipa a Timor-Leste terminar uma capelinha. Antes de regressar a Portugal, uma menina veio à Igreja trazer-me um saquinho de arroz para eu trazer comigo. Trata-se de uma família muito pobre e com inúmeros problemas. Mas recusar o arroz seria ofensivo! Para ela, partilhar do quase nada que tem, foi libertador.
Acumular amizades no facebook é fácil mas acumular irmãos e irmãs com quem se partilha os bens e a vida custa. O desapego custa muito, mas liberta profundamente! Se a Domingas consegue, nós também havemos de conseguir! Ou não?
2. Este domingo temos a canonização de sete testemunhos maravilhosos de fé. Tenho particular admiração por Dom Óscar Romero cuja vida creio vale a pena conhecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.