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Saúde e Vida

A IMPORTÂNCIA DA VITAMINA B1

Esta vitamina também conhecida por Tiamina, é de utilizada sobretudo para melhorar o metabolismo dos hidratos de carbono, regular os gastos energéticos e o apetite. Também desempenha um papel muito importante para a saúde do fígado, pele, unhas e cabelo.

Nos países onde prevalecem mosquitos tais como o dengue, zika vírus entre outros, o consumo é altamente recomendado, pois esta é rica em enxofre sobre a forma de compostos sulfúricos o que faz com que se liberte um cheiro desagradável através do suor, que é um excelente repelente natural.

Pode ser encontra em alimentos tais como:

  • Fontes animais – carne de porco, fígado, presunto, atum e salmão;
  • Cereais – centeio, gérmen de trigo, aveia, quinoa e amaranto;
  • Vegetais – espinafres, couve, acelga, tomate, couve-de-bruxelas, beringela, espargos e agrião;
  • Leguminosas – feijão, grão de bico, lentilhas, ervilha, soja e amendoim;
  • Frutas Oleaginosas – castanha do Pará, amêndoas e caju;
  • Outros – sementes de girassol, batata, arroz integral e levedura de cerveja.

    A falta desta provoca sintomas tais como cansaço, perda de apetite, irritabilidade, formigueiros, prisão de ventre, inchaço. Pode também levar ao desenvolvimento de doenças do sistema nervoso como a Beribérie (características – sensibilidade, diminuição força muscular, …) ou síndrome de Wernicke-Korsakoff (características – depressão, problemas de memória e demência).

    A suplementação desta mesma vitamina deve ser sempre aconselhada por um profissional de saúde. 

    Não perca daqui a 15 dias mais curiosidades sobre outra vitamina, até lá.

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