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Saúde e Vida

SOPA – PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS

Fonte de:

 

– Vitaminas: contribuem para o crescimento e manutenção do equilíbrio do organismo. Minerais: conservação/renovação dos tecidos e para o bom funcionamento das células nervosas.

– Fibras: controlo da glicose, colesterol sanguíneo, trânsito intestinal e apetite.

– Água: é essencial para regular o trânsito intestinal, proteção dos tecidos e órgãos, transporte de nutrimentos e manutenção da temperatura corporal.

Vantagens:

            – Alimento adaptado a todas as faixas etárias e estados de saúde;

– Aumento da digestibilidade dos alimentos que contem, o que facilita a digestão e absorção de nutrientes;

– Como a cozedura é feita a baixas temperaturas há uma manutenção das características nutricionais dos alimentos, não havendo uma degradação dos nutrientes;

– Aproveitamento dos nutrientes que se dissolvem no caldo durante o processo de cozedura;

– Boa fonte de hidratação;

– Baixo valor calórico;

– Devido ao elevado teor em água e fibra e por ser consumida normalmente quente, diminui o apetite;

– Fornece substâncias protetoras do nosso organismo (ex.: antioxidantes);

– Quando consumida no início de uma refeição aumenta a produção biliar, reduz os teores de colesterol;

– Fácil preparação e conservação (pode congelar-se doses individuais);

– É um prato económico.

A sopa faz parte da tradição alimentar Portuguesa. O nosso país possui as maiores variedades do mundo deste prato.

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Fonte: Sopas: Mais que um alimento são um prato de saúde (2013). Disponível em : http://www.apn.org.pt/documentos/ebooks/Sopas.pdf.
Nutrimento (2014) 10 boas razões para comer sopa. Disponível em: https://nutrimento.pt/dicas/10-boas-razoes-para-comer-sopa/.

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