No mundo altamente competitivo em que vivemos, as organizações buscam estratégias que lhes permitam estar constantemente na mente dos consumidores, com os seus produtos e serviços, e para isso o estudo da imagem que a organização possui na sociedade em que actua é vital para o seu sucesso, o que demonstra a importância que a gestão da imagem organizacional alcançou no panorama empresarial mundial.
As organizações têm consciência das vantagens em possuir uma identidade sólida e uma boa imagem, e para isso é fulcral que todos os colaboradores sejam envolvidos no sentido de eles também possuírem uma imagem que vá ao encontro da desejada pela organização a que pertencem e também porque eles são o cartão de visita da empresa e, por vezes, o primeiro contacto que os clientes têm da mesma. A primeira impressão é fundamental para promover uma imagem positiva, credível e de confiança.
A identidade de uma organização envolve todos os elementos que constituem a própria organização: o edifício onde funciona, as suas cores, o seu logotipo e a imagem dos colaboradores. A imagem deverá ser planeada estrategicamente, criada de acordo com o perfil da organização, com o perfil dos clientes, trabalhada, enriquecida e supervisionada, para que seja um factor promotor do sucesso e vitalidade dessa organização.
Pensemos por hipótese numa empresa, que tem uma empresa concorrente com o mesmo tipo de serviço, a mesma tecnologia e um preço equivalente. O grande diferencial em que a primeira deverá investir está relacionado com as pessoas, investindo na imagem corporativa como factor que vai proporcionar melhores serviços e maior satisfação por parte dos clientes, relativamente à empresa concorrente.
Na verdade constatamos que a maioria das empresas internacionais investem numa coerência de imagem e qualidade de serviços através de um conjunto de normas.
Daí que a implementação de um Manual de “Dress Code” é importante para transmitir as regras, a cultura e os valores de uma organização.
A existência de um manual de “Dress Code” contribui para haver uma uniformização na imagem profissional, caso contrário ficará ao critério de cada um o que usar no exercício das suas funções. Poderá falar-se em “questão de bom senso”, mas este é subjectivo, depende do gosto pessoal, de educação, idade e cultura e poderá estar muito distante da imagem institucional pretendida.
O “Dress Code” é um código vestimentar, que define regras de estilo profissional e social. Este código poderá ser a melhor forma de uniformização da imagem da empresa, abrangendo aspectos relacionados com a roupa, calçado e acessórios, cabelos, maquilhagem e ainda cuidados pessoais.
Além da imagem e normas de vestimenta, o “Dress Code” também propõe normas de comunicação verbal e não verbal. Para lá do impacto visual, as atitudes, o que se diz, como se diz, a linguagem corporal, as regras de etiqueta no trabalho são aspetos que devem ser primordiais no trato com os “stakeholders” garantindo a sua satisfação e a consequente prosperidade da empresa.
Uma identidade organizacional sólida, aliada a uma boa imagem organizacional e colaboradores conscientes dos papéis que devem desempenhar, é uma fórmula que garante certamente o sucesso de qualquer organização que pretenda ser distinta e duradoura no mercado cada vez mais competitivo que se vive atualmente.
O Manual de “Dress Code” possui um papel fundamental neste processo.