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É IMPORTANTE HAVER UM MANUAL de “DRESS CODE”?

No mundo altamente competitivo em que vivemos, as organizações buscam estratégias que lhes permitam estar constantemente na mente dos consumidores, com os seus produtos e serviços, e para isso o estudo da imagem que a organização possui na sociedade em que actua é vital para o seu sucesso, o que demonstra a importância que a gestão da imagem organizacional alcançou no panorama empresarial mundial.

 As organizações têm consciência das vantagens em possuir uma identidade sólida e uma boa imagem, e para isso é fulcral que todos os colaboradores sejam envolvidos no sentido de eles também possuírem uma imagem que vá ao encontro da desejada pela organização a que pertencem e também porque eles são o cartão de visita da empresa e, por vezes, o primeiro contacto que os clientes têm da mesma. A primeira impressão é fundamental para promover uma imagem positiva, credível e de confiança.

 A identidade de uma organização envolve todos os elementos que constituem a própria organização: o edifício onde funciona, as suas cores, o seu logotipo e a imagem dos colaboradores. A imagem deverá ser planeada estrategicamente, criada de acordo com o perfil da organização, com o perfil dos clientes, trabalhada, enriquecida e supervisionada, para que seja um factor promotor do sucesso e vitalidade dessa organização.

Pensemos por hipótese numa empresa, que tem uma empresa concorrente com o mesmo tipo de serviço, a mesma tecnologia e um preço equivalente. O grande diferencial em que a primeira deverá investir está relacionado com as pessoas, investindo na imagem corporativa como factor que vai proporcionar melhores serviços e maior satisfação por parte dos clientes, relativamente à empresa concorrente.

Na verdade constatamos que a maioria das empresas internacionais investem numa coerência de imagem e qualidade de serviços através de um conjunto de normas.

Daí que a  implementação de um Manual de “Dress Code” é importante para transmitir as regras, a cultura e os valores de uma organização.

A existência de um manual de “Dress Code” contribui para haver uma uniformização na imagem profissional, caso contrário ficará ao critério de cada um o que usar no exercício das suas funções. Poderá falar-se em “questão de bom senso”, mas este é subjectivo, depende do gosto pessoal, de educação, idade e cultura e poderá estar muito distante da imagem institucional pretendida.

O “Dress Code” é um código vestimentar, que define regras de estilo profissional e social. Este código poderá ser a melhor forma de uniformização da imagem da empresa, abrangendo aspectos relacionados com a roupa, calçado e acessórios, cabelos, maquilhagem e ainda cuidados pessoais.

Além da imagem e normas de vestimenta, o “Dress Code” também propõe normas de comunicação verbal e não verbal. Para lá do impacto visual, as atitudes, o que se diz, como se diz, a linguagem corporal, as regras de etiqueta no trabalho são aspetos que devem ser primordiais no trato com os “stakeholders” garantindo a sua satisfação e a consequente prosperidade da empresa.

Uma identidade organizacional sólida, aliada a uma boa imagem organizacional e colaboradores conscientes dos papéis que devem desempenhar, é uma fórmula que garante certamente o sucesso de qualquer organização que pretenda ser distinta e duradoura no mercado cada vez mais competitivo que se vive atualmente.

O Manual de “Dress Code” possui um papel fundamental neste processo.


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