Home>Saúde e Vida>UM TESOURO DO PONTO DE VISTA NUTRICIONAL
Saúde e Vida

UM TESOURO DO PONTO DE VISTA NUTRICIONAL

 As castanhas são muito interessantes do ponto de vista nutricional e podem ser incluídas em qualquer dieta pois são ricas em hidratos de carbono complexos, sob a forma de amido e fibra, contém pouca proteína e gordura. Têm o valor calórico mais baixo da categoria dos frutos secos pois por 100g de produto, as castanhas tem um valor calórico de 180 Kcal enquanto que os amendoins tem 570 Kcal e as amêndoas 620 Kcal.

Dos hidratos de carbono presentes nas castanhas, destacam-se as amiloses e as amilopectinas que permitem o desenvolvimento da flora intestinal e a produção de ácidos gordos de cadeia curta.

O seu elevado teor em vitamina B e fósforo, sugerem que a castanha ajuda a manter o sistema nervoso saudável sendo recomendada a pessoas sujeitas a stress físico e psicológico. O aminoácido triptofano ajuda a relaxar melhorando assim a qualidade do nosso sono. O fósforo é um mineral essencial que desempenha um papel importante no desenvolvimento de ossos e dentes.

A sua riqueza em fibra faz com que uma pequena porção de castanhas seja suficiente para satisfazer o apetite, sendo que os seus açúcares são de absorção lenta, evitando assim uma subida rápida de glicose no sangue. Contribuindo também para uma regulação dos níveis de colesterol.

É um alimento útil em doenças renais, hepáticas e casos de gota. Sob a forma de puré, é bem tolerada por quem sofre de problemas digestivos.

 

 

 

 

 

Fonte: Protege o que é bom (2010) Propriedades das castanhas. Disponível em: http://www.protegeoqueebom.pt/2010/02/18/propriedades-das-castanhas/.
Couto, Alice (2015) Castanhas: Benefícios e Receitas. Disponível em: http://holmesplace.pt/pt/castanhas-beneficios-e-receitas-a2834.html.
A enfermagem e as leis (2016) Propriedades nutricionais da castanha – DGS. Disponível em: http://www.aenfermagemeasleis.pt/2016/11/08/propriedades-nutricionais-da-castanha-dgs/.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.