Home>Saúde e Vida>DIA MUNDIAL DA TERAPIA OCUPACIONAL
Saúde e Vida

DIA MUNDIAL DA TERAPIA OCUPACIONAL

No dia 27 de Outubro comemorou-se o DIA MUNDIAL DA TERAPIA OCUPACIONAL. Como Terapeuta Ocupacional a exercer na vertente da saúde, também comemorei o dia na instituição onde trabalho. Foi um dia especial, vivido intensamente…

Sou Terapeuta Ocupacional com orgulho e satisfação. Gosto da minha profissão, admiro a minha profissão… Se hoje, olhando para trás escolheria outra? NÃO, NÃO ESCOLHIA… E esta é uma certeza que trago comigo!

O que faz um Terapeuta Ocupacional?

O terapeuta ocupacional é responsável pelo “tratamento de condições de saúde que afectam o desempenho das pessoas em qualquer fase da vida através do envolvimento em actividades significativas, com o objectivo de lhes proporcionar o seu máximo nível de funcionalidade e de independência nas ocupações em que desejam participar.”

O termo ocupação, é a chave do trabalho do terapeuta, uma vez que se caracteriza por ser tudo aquilo que a pessoa realiza: seja algo tão elementar como alimentar-se ou vestir-se ou tão complexo como desempenhar uma actividade laboral.

É esta ocupação que pode ficar comprometida quando surge uma situação (doença, incapacidade) que interfere com a forma como a pessoa realiza essa mesma ocupação. Aqui intervém o Terapeuta Ocupacional.

Para tal, avalia as funções sensoriais, perceptivas, físicas e sociais do indivíduo, bem como os factores ambientais que influenciam o seu desempenho nas actividades; identifica as áreas de disfunção e envolve o indivíduo num programa estruturado de actividades significativas de forma a ultrapassar as dificuldades proporcionadas pela sua condição de saúde.

Neste sentido, intervém para desenvolver competências, restaurar funções perdidas, prevenir disfunções e/ou compensar funções, através do uso de técnicas e procedimentos específicos e/ou da utilização de produtos de apoio.”

“Mais do que acrescentar anos à vida, a Terapia Ocupacional acrescenta vida aos anos.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.