Home>Saúde e Vida>AS COMPLICAÇÕES DE SAÚDE COM A CHEGADA DO FRIO
Saúde e Vida

AS COMPLICAÇÕES DE SAÚDE COM A CHEGADA DO FRIO

Ainda que estejamos no Outono as condições climatéricas e as baixas temperaturas já nos remetem para um clima invernoso.
O nosso organismo nem sempre tem capacidade de se defender destas alterações ficando comprometido assim o seu normal funcionamento nomeadamente a nível do Sistema Respiratório.
Em Portugal a taxa de mortalidade causada por doenças respiratórias é muito elevada chegando mesmo a ser de extrema preocupação. Senão vejamos, Portugal ocupa a primeira posição na Europa com maior taxa de mortalidade por pneumonia e uma das maiores por bronquiolite, enfisema pulmonar e outras doenças obstrutivas crónicas.
Um protocolo de prevenção e uma intervenção médica e terapêutica instauradas de forma correta e antecipada são ferramentas fundamentais no combate a estes números.
A Reabilitação em Fisioterapia Respiratória passa pela realização de técnicas específicas de avaliação e tratamento e exercícios adaptados às capacidades físicas e respiratórias de cada pessoa no sentido de proporcionar uma melhoria da sintomatologia e evitar a disfunção dos músculos envolvidos melhorando a ventilação pulmonar.
Posto isto não basta procurar ajuda apenas quando os sintomas já estão instalados, é necessário tomar medidas que passem pela prevenção dessas condições e pela necessidade da recorrência ao setores hospitalares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.