Home>Lifestyle>FINALMENTE, GURI
Lifestyle

FINALMENTE, GURI

De repente, a escrita. De repente, um livro. De repente, uma mão cheia de corações que abrigam almas nobres.  Aos quarenta anos, a minha vida mudou totalmente e, assim de rajada, para muito melhor.

De repente, estou a escrever uma crónica sobre um cão que fui adotar ao canil de Vila Franca de Xira. E estas são duas coisas que eu, sub-repticiamente, conjeturei que me tinham sido vedadas. Como podemos assumir que aqueles que nos são próximos nos podem julgar por tomar decisões tão simples como estas? Deixar os dedos deslizar numa folha, quando isso é o que melhor sabemos fazer. Cuidar de um animal, como sempre desejámos. Um dia, deixamos de conjeturar e, afinal, o mundo não ruiu. Melhor ainda, todos os que achámos que nos íam travar estão lá para viver tudo isto ao nosso lado, e com um sorriso surpreendente nos lábios. Percebemos, nesta fração de céu em que nos achámos interditos, que nos auto sabotamos. O carrasco somos nós e não os outros.

Os meus dedos deslizam agora ao som de um ressonar canino que conquistou toda a prole, e o cônjuge, que em tempos se opôs veementemente a coabitar com animais de estimação. Mas no dia 10 de Novembro, quando fomos buscar o Guri a um centro de recolha, foi ele quem o escolheu. Num ápice, acredito que a nossa mascote assuma que o dono é um rafeiro enquanto rasteja no chão a brincar com ele. Levantar-me às  quatro horas da manhã para fazer cessar um latido inquieto é, estranhamente, terapêutico. Ensinou-me que, muitas vezes, por trás de um sacrifício existe uma recompensa e que eu e o Guri  nos treinamos mutuamente nesse sentido.

É certo que é demasiado cedo para aferir o quanto esta troca de afetos nos poderá trazer, mas arrisco que será uma enorme e positiva aprendizagem. Também é certo que poderia escrever sobre a detenção do Bruno de Carvalho e teria mais audiência, mas deixei-me de conjeturas. Hoje, faço tudo com o coração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.