Home>Mundo>SAINT-EXUPÉRY EM LISBOA
Mundo

SAINT-EXUPÉRY EM LISBOA

Exposição do Mundo Português em 1940 (23 de junho a 2 de dezembro), teve como objetivo de celebrar a Fundação da nacionalidade portuguesa (1140-1640). A exposição foi realizada entre a margem direita do rio Tejo e o Mosteiro dos Jerónimos, tendo ocupado uma área de cerca de 600 mil metros quadrados em torno da Praça do Império. Neste mesmo ano comemorou-se o 8° centenário da fundação da nacionalidade (1140 data em que D. Afonso Henriques usou pela 1ª vez o título de Rei de Portugal, e a comemoração do 3° centenário da restauração da independência de Portugal em 1640.

Antonie de Saint-Exupéry (1900-1944), escritor, jornalista francês e piloto de aviação, numa escala a Lisboa durante a dita exposição relata:

Quando em dezembro de 1940 atravessei Portugal para ir aos Estados Unidos, Lisboa surgiu-me como uma espécie de paraíso claro e triste. Falava-se então muito de invasão iminente e Portugal agarrava-se à ilusão da sua felicidade. Lisboa, que organizara a mais bela exposição do mundo, sorria com um sorriso um tanto pálido, como os das mães  que não têm quaisquer notícias do filho ausente na guerra e se esforçam por salvá-lo a poder ter confiança: «O meu filho continua vivo porque eu sorrio…» «Vejam como estou feliz», dizia assim Lisboa: «Como estou feliz, tranquila e bem iluminada…» O continente inteiro pesava contra Portugal como se fosse uma montanha selvagem, carregada de tribos predatórias; Lisboa em festa desafiava a Europa: «Haverá alguém capaz de me tomar por alvo se nem tento esconder-me? Se sou tão vulnerável!…» À noite as cidades da minha terra era cor de cinza. Nelas eu perdera o hábito de toda a claridade e esta capital radiosa causava-me um incómodo vago. Se é escura a vizinhança, os diamantes da montra muito iluminada atraem os que ali vagueiam. Sentimo-los circular. Contra Lisboa sentia eu pesar a noite da Europa habitada por grupos errantes de bombardeiros, como se ao longe tivessem farejado aquele tesouro… (in http://alfobre.blogspot.com/2011/03/saint-exupery-em-1940-fez-escala-em.html


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.