Home>Cidadania e Sociedade>A FAMÍLIA DO COLÉGIO DE S. GONÇALO
Cidadania e Sociedade

A FAMÍLIA DO COLÉGIO DE S. GONÇALO

Há 16 anos atrás, um grupo de colegas que frequentou o CSG, o mesmo ano e a mesma turma juntou-se e deram início ao que agora chamamos de Jantar dos AACSG Amarante. O objectivo principal era de promoverem um encontro de ex colegas e conversarem sobre os bons velhos tempos de colégio, nunca esquecendo os professores e colaboradores. Estes encontros foram-se mantendo e a partir de uma certa altura incentivou-se a que todos os ex alunos, independentemente do ano ou turma fizessem parte deles.

Começou-se a realizar a Eucaristia na capela do colégio, celebrada pelo Sr Monsenhor Clemente tão carinhosamente tratado no seio dos alunos como Sr Padre Clemente. Era sempre um momento de muito respeito, saudade e ternura… Alguns chegavam a ir só à missa para poder estar com o Sr Padre Clemente e ouvir as palavras tão doces com que sempre nos brindou. E ao fim de tantos anos sem conviver com maior parte dos ex alunos, identificava-nos um a um pelos nomes e por vezes mencionava algumas passagens mais caricatas e marotas de cada um de nós. Veio o segundo, o terceiro, o quarto até que este ano se celebrou o XVI jantar dos AACSG, com um sabor especial. O Sr Padre Clemente aceitou o convite efectuado pela comissão organizadora, e após celebrar a habitual Eucaristia na capela do CSG que não chegou para acolher quem quis estar presente, presenteou-nos com a Sua presença no jantar. Aí sim estávamos completos! Sentiu-se o que de verdadeiro existiu e nos foi transmitido na nossa passagem por tão importante instituição. De novo nos dirigiu tão sábias palavras, que nunca mais iremos esquecer. Palavras de paz, de união, de humildade, de agradecimento, de ternura, de saudade, sempre a fomentar a amizade e o respeito pelos outros. Respeito pelos colegas, professores, colaboradores… pela Instituição.

A orientar-nos como se nunca tivéssemos saído do CSG, a preocupar-se com aqueles que mais precisam e a lembrar todos aqueles que fizeram parte desta família mas que já partiram. O respeito pela instituição que foi a nossa “casa” durante tantos anos e por todos aqueles que fizeram parte de nós como se de família se tratasse esteve sempre presente na mensagem que pelo Sr Padre Clemente nos transmitiu. O respeito e a verdadeira família não destroem nem se dividem, unem-se e tornam-se mais fortes. E só se consegue com respeito, carinho, humildade e muito amor… Este será para sempre o maior legado deixado pelo CSG a cada um de nós, razão imensa destes nossos encontros anuais.

Para sempre aluna do CSG!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.