Home>Mundo>VICTOR HUGO E PORTUGAL
Mundo

VICTOR HUGO E PORTUGAL

Victor Hugo (1802-1885), romancista, poeta, dramaturgo, artista, estadista e ativista pelos direitos humanos franceses, escreveu uma carta ao jornalista português, Pedro de Brito Aranha em 1867 (defensor público e lutador infatigável) sobre a abolição da pena de morte em Portugal. Pedro de Brito Aranha, escritor, jornalista e bibliógrafo.

Portugal foi o primeiro Estado soberano moderno da Europa a abolir a pena de morte.

Victor Hugo escreve: está pois a pena de morte abolida nesse nobre Portugal, pequeno povo que tem uma grande História. É esta a mensagem dirigida a Eduardo Coelho, fundador do jornal Diário de Notícias a 2 de julho de 1867.

Penhora-se a recordação da honra que me cabe nessa vitória ilustre. Humilde operário do progresso, cada povo e cada passo que ele avança me faz pulsar o coração. Este é sublime. Abolir a morte legal, deixando a morte divina todo o seu direito, e todo o seu mistério é um progresso augusto entre todos. Felicito o vosso parlamento, os vossos pensadores, os vossos escritores, e os vossos filósofos! Felicito a vossa Nação. Portugal dá o exemplo à Europa (…). A Europa imitará Portugal. A liberdade é uma cidade imensa, da qual todos somos cidadãos. Aperto-vos a mão como a meu compatriota na humanidade e saúdo o vosso generoso espírito.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.