O Governo Britânico vai permitir aos médicos, a partir de 2023, passarem receitas de atividades ligadas à arte, como música, teatro e dança.
Como médica dentista, se isto fosse possível em Portugal, era uma das primeiras a prescrever.
Há vários problemas relacionados com o stress. Alguns afetam a articulação tempero-mandibular. Estes problemas poderiam ser evitados se o nosso quotidiano permitisse ter horas para podermos aliviar as tensões acumuladas pelas mais diversas situações (ex.: estudo, trabalho, relações e emoções).
Estou a lembrar-me de dois problemas bem comuns e que afetam grande parte da nossa população, e que muitas vezes só são diagnosticados tarde de mais: o bruxismo noturno (ranger os dentes enquanto dormimos) e a mordida (serrar os dentes).
Estas duas situações provocam desgaste dentário excessivo, mobilidade dentária e consequente perda de dentes, dor, estalidos e movimento de lateralidade ao abrir e fechar a boca, isto é, quando já não é possível uma abertura fisiológica correta, e inchaço na zona dos ouvidos. Não nos esqueçamos que na face temos dois grandes potentes músculos: o masséter e o temporal, que estando em contração promovem o anteriormente descrito.
Em último caso, já não nos permite comer todos os tipos de alimentos, por exemplo os mais duros.
Clinicamente, as pessoas apenas consultam o médico dentista quando já são portadoras destas sintomatologias. O seu tratamento passa pela colocação de goteira anti-bruxismo e fisioterapia à articulação tempero-mandibular, correção dentária a fim de se repor a oclusão fisiológica adequada. Em casos extremos, ter-se-á que recorrer a cirurgia para correção dos desvios na articulação.
Se o aliviar de tensões passa por nos descontrair e relaxar, então a música e a dança podem também ser considerados tratamentos preventivos.