Home>Saúde e Vida>CULTURA E ARTE COMO MEDICINA PREVENTIVA
Saúde e Vida

CULTURA E ARTE COMO MEDICINA PREVENTIVA

O Governo Britânico vai permitir aos médicos, a partir de 2023, passarem receitas de atividades ligadas à arte, como música, teatro e dança.

Como médica dentista, se isto fosse possível em Portugal, era uma das primeiras a prescrever.

Há vários problemas relacionados com o stress. Alguns afetam a articulação tempero-mandibular. Estes problemas poderiam ser evitados se o nosso quotidiano permitisse ter horas para podermos aliviar as tensões acumuladas pelas mais diversas situações (ex.: estudo, trabalho, relações e emoções).

Estou a lembrar-me de dois problemas bem comuns e que afetam grande parte da nossa população, e que muitas vezes só são diagnosticados tarde de mais: o bruxismo noturno (ranger os dentes enquanto dormimos) e a mordida (serrar os dentes).

Estas duas situações provocam desgaste dentário excessivo, mobilidade dentária e consequente perda de dentes, dor, estalidos e movimento de lateralidade ao abrir e fechar a boca, isto é, quando já não é possível uma abertura fisiológica correta, e inchaço na zona dos ouvidos. Não nos esqueçamos que na face temos dois grandes potentes músculos: o masséter e o temporal, que estando em contração promovem o anteriormente descrito.

Em último caso, já não nos permite comer todos os tipos de alimentos, por exemplo os mais duros.

Clinicamente, as pessoas apenas consultam o médico dentista quando já são portadoras destas sintomatologias. O seu tratamento passa pela colocação de goteira anti-bruxismo e fisioterapia à articulação tempero-mandibular, correção dentária a fim de se repor a oclusão fisiológica adequada. Em casos extremos, ter-se-á que recorrer a cirurgia para correção dos desvios na articulação.

Se o aliviar de tensões passa por nos descontrair e relaxar, então a música e a dança podem também ser considerados tratamentos preventivos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.