Home>Mundo>ESCAPADINHAS: WINTERBORNE CAME NO SUDOESTE INGLÊS
Mundo

ESCAPADINHAS: WINTERBORNE CAME NO SUDOESTE INGLÊS

Conjunto de casas localizadas perto da Igreja, das poucas casas que vi na zona. Foto: C. Carvalho

Winterborne Came é um pequeno povoado localizado na cidade de Dorchester distrito de Dorset no sudoeste de Inglaterra. Winterbourne Came é um de três assentamentos (Winterborne Farringdon, agora completamente deserta, e Cripton são os outros dois), no vale do rio Winterborne (que dá o nome a muitas vilas e povoados ao longo do seu percurso) a 3,5 km de Dorchester. O segundo nome (Came) provém da abadia de Caen, na França, que possuía o território no período medieval.

Vista panorâmica da Igreja St. Peter. Foto: C. Carvalho

A população que ronda as 40 pessoas (sim, é mesmo um pequeno povoado) mostra por si só a pacatez e ruralidade do local. Votado principalmente, a campos de pasto para animais, as principais atrações de Winterbourne Came são: Came House, casa senhorial de dois andares com cave e sótão que foi construída para John Damer e projetada por Francis Cartwright de Blandford, em 1754. No entanto, a decoração do interior da casa só foi concluída em 1762.

Púlpito de carvalho que pode ser visto no interior da igreja. Foto: C. Carvalho

A igreja de formato retangular é dedicada a St. Peter. A nave data do século XIV e a atual capela-mor é uma reconstrução do século XV, e foi ainda, no século XV que a torre oeste foi adicionada e algumas das janelas da nave entaipadas. O interior (agora praticamente vazio) podemos ver a pia batismal (octogonal) do século XIV e um púlpito de carvalho de 1624. A igreja viu também algumas figuras históricas passar pelas suas portas. Uma entrada interessante encontra-se no livro de registos de casamento que mostra que Napoleão Louis Bonaparte, o afamado Imperador Francês, compareceu e foi testemunha do casamento de Hugh Fortecue, Visconde de Ebrington e Georgiana Augusta Charlotte Caroline Dawson Damer em 11 de março de 1847.

Winterborne Came é conhecida também pelo poeta William Barnes, o primeiro poeta a escrever no dialeto de Dorset. Barnes nasceu em Bagber, perto de Sturminster Newton, em 1801. Aos 13 anos, começou a trabalhar no escritório de um advogado. A sua vida foi voltada para o estudo e aprendizagem, trabalhou também como reitor por 24 anos, faleceu em 1896 estando o seu corpo depositado no cemitério da igreja em cima mencionada. Ele abriu escolas em Wiltshire e Dorset e estudou música, matemática, economia e aprendeu a falar e escrever mais de 60 idiomas. Apesar dos seus amplos interesses a fama de Barnes provém principalmente da sua poesia escrita na sua juventude no dialeto de Dorset.

Tratadora a cuidar os seus cavalos em Winterborne Came. Foto: C. Carvalho

Não é que haja muito para se fazer em Winterborne Came, mas a sua serenidade e beleza rural são um bálsamo para quem procura um lugar para descansar, e se virem que precisam de um pouco de agitação citadina, Dorchester fica só a 1.6 km de distância

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.