São imensuráveis as tarefas que realizamos no nosso dia-a-dia, das mais simples às mais complexas. Muitas dessas tarefas realizamos de forma sistemática, repetidamente por dias, meses e até mesmo, vários anos.
No desencadear dessas tarefas diárias ou de atividades físicas o nosso corpo vai-se adaptando para tornar esses processos menos complexos realizando-os quase de forma inconsciente.
Dai advém diversas posturas que resultam em consequências álgicas(dolorosas) e que quase sempre não são sinonimo de melhor funcionalidade.
Poderíamos designar postura como sendo o posicionamento dos segmentos do nosso corpo uns em relação aos outros e a relação de todos na orientação no espaço, tanto numa posição dinâmica como numa posição estática.
Haverá então uma postura dita correta?
Podemos dizer que o ideal é que tenhamos uma postura adequada, sendo que isso significa que temos de ter em conta múltiplos fatores para cada individuo.
Estes fatores podem prender-se com a idade, atividade profissional, de lazer e até mesmo correspondente à modalidade desportiva (gesto desportivo).
Em todo o caso, todos os fatores descritos deverão merecer a devida atenção para que seja verificada se as alterações nos mesmo são patológicos ou não.
Assim sendo, é aconselhado que seja procurada acompanhamento médico/terapêutico apropriado sempre que estas alterações sejam limitativas e/ou dolorosas, afetando a qualidade de vida da pessoa.