Home>Lifestyle>NÃO É O QUE NOS DÃO, É COMO NOS TRATAM
Lifestyle

NÃO É O QUE NOS DÃO, É COMO NOS TRATAM

A minha família materna sempre teve por hábito juntar-se toda na consoada. Avós, filhos e netos. Ainda hoje o fazemos. Houve tempos em que éramos mais de 35 pessoas à mesa. Estaríamos no ano de 2000 ou 2001 e o meu padrinho apareceu na noite de consoada para jantar com 3 ucranianos. Ninguém os conhecia, ninguém sabia que eles iam. Simplesmente apareceu lá em casa com eles.

A justificação foi que eles iam passar a noite da Consoada sozinhos num contentor. Na altura trabalhavam nas obras e almoçavam no restaurante do meu padrinho. Ele perguntou-lhes se iam à terra passar o Natal com a família.  Disseram que não. Iam passar os três juntos. O meu padrinho, claro, tocado com a solidão deles, e de cabeça quente e coração grande, disse logo que vinham passar connosco, sozinhos é que não.

E foi assim que um certo Natal tivemos a família toda rodeada à mesa e três ucranianos. (Não digo a nacionalidade deles como modo pejorativo, não me interpretem mal). E sabem o que melhor me lembro nesse dia? Não me lembro das prendas que me deram, nem da roupa que usava. Nem me lembro se comi muito ou pouco.

Enquanto nós recebíamos presentes eles batiam palmas connosco. (Sim somos muito entusiastas no Natal, desembrulhamos as prendas mostramos e batemos palmas como se tivéssemos recebido algum prémio, uma família normal, portanto…) Entretanto a minha prima, filha do meu padrinho que sabia que eles iam, entregou-lhes um presente a cada um. Eram apenas meias, mas para eles que até aquele dia contavam ter uma noite igual a tantas outras num contentor no Porto foi como se tivessem recebido um tesouro.

O misto de comoção na cara deles que demonstrava surpresa e gratidão. As lágrimas a escorrer-lhes pela cara. É isto que me lembro. Tão bem quanto hoje. E já lá vão quase 20 anos. Porque no fim o que nos marca não é o que nos dão. É como nos tratam.

Boas Festas a todos. Perto de quem mais gostam. Ofereçam presentes, mas ofereçam em maior quantidade Amor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.