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Saúde e Vida

COMEÇAR OU NÃO 2019 COM RESOLUÇÕES?

Lara Guerreiro

Sim, mas… resoluções realistas! Querer começar o Novo Ano com um Novo Eu pode não ser a melhor abordagem, desde logo porque não precisará, certamente, de se transformar numa outra pessoa, ainda que beneficie de alterações positivas, nomeadamente no que diz respeito à adopção de um estilo de vida (mais) saudável.

É sobre hábitos saudáveis que vos falo hoje, nomeadamente da alimentação, do exercício físico e da redução do stresse, já que têm um papel determinante na manutenção de um peso saudável, qualidade de vida e boa saúde em geral.

Comprometer-se a perder muito peso, treinar como nunca, beber 2,0L de água, meditar todos os dias, fazer 10 viagens, etc, é radical e, mais do que isso, corre o risco de ser irrealista. Com metas irrealistas não chegamos nem perto de metade do caminho; pior, desmotivamos e, com grande probabilidade, desistimos.  Sabia que quase metade das pessoas quebra as resoluções de Ano Novo até metade do ano?

Assim sendo, será que é possível estabelecer objectivos realistas, ao mesmo tempo desafiantes e que signifiquem mudança para um estilo de vida mais saudável? É, sem dúvida, é! A regra é fugir ao “tudo ou nada” e fazer uma abordagem small steps, com objectivos realistas, atingíveis, que trarão satisfação e motivação para dar outros pequenos passos.

Vamos a exemplos de 12 objectivos relacionados com os hábitos saudáveis e de como os deve tratar:

Perder 20 quilos até ao Verão. Irrealista.

Perder 10% do meu peso até ao Verão. Realista.

Fazer “detox digital” ao fim-de-semana (não lidar com telemóvel, e-mail, redes sociais…). Irrealista.

Desligar o wi-fi a partir das 21h da noite. Realista.

Meditar todos os dias 10 minutos de manhã. Irrealista.

Meditar 10 minutos ao Domingo. Realista.

Acabar com os alimentos processados. Irrealista.

Levar fruta e oleaginosas para o local de trabalho (lanches). Realista.

 

Ir ao ginásio de segunda a sábado. Irrealista.

Ir ao ginásio duas a três vezes por semana e caminhar ao Domingo. Realista.

 

Deixar de fumar. Irrealista.

Marcar uma consulta de cessação tabágica. Realista.

 

Ser vegetariano. Irrealista.

Retirar alimentos de origem animal à terça-feira. Realista.

 

Cortar de uma vez por toda com os açúcares. Irrealista.

Comer menos açúcar (de preferência, aconselhando-se com um Nutricionista sobre como reduzir o seu consumo). Realista.

 

Beber 2,0 litros de água por dia. Irrealista (para quem não bebia nem dois copos…).

Beber cinco copos de água por dia. Realista.

 

Fazer a maratona. Irrealista.

Começar a correr duas vezes por semana. Realista.

 

Ir ao dentista de seis em seis meses. Irrealista.

Marca consulta hoje. Realista.

 

Dormir 8h por dia. (pode ser) Irrealista.

Ir para a cama antes das 23h. Realista.

Vamos a isso? Votos de um próspero e muito saudável 2019!


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