Cultura, Literatura e Filosofia

SER FELIZ, SÓ, ASSIM

Márcia Pinto

“A felicidade é um estado de espirito e não dependemos de nada nem de ninguém para sermos felizes.”

O objetivo da maioria das pessoas é ser feliz! Mas o que é isso!? O que é a felicidade?!

O conceito de felicidade é diferente de pessoa para pessoa, mas para mim é um estado de espírito, é estar em paz comigo e com os que amo. A felicidade está no nosso interior portanto temos que olhar para dentro para a encontrar.

Assim, devemos perceber que a felicidade está onde nós estamos, dentro de nós, do nosso no coração e não está dependente de ninguém. Há quem tenha a ideia romântica de que somos apenas uma peça de um puzzle e que necessitamos de outra pessoa, outra peça, para sermos totalmente felizes. Nenhuma pessoa pode ser o remédio para a nossa infelicidade.

Devemos perceber o que nos faz feliz, quais os nossos sonhos para assim trilharmos o nosso caminho para os concretizarmos e seguimos em frente. Seguir com outros objetivos, outros sonhos, porque o segredo é esse: nunca parar de sonhar!

Ser feliz não deve ser só encontrar um amor, ter um relacionamento sem ter deceções, ter um bom emprego sem ter cansaço, ter um caminho sem imprevistos.

É importante percebermos que a vida não são só momentos de prazer, nem esperarmos que assim seja. A vida é muito mais do que comer, beber, dormir, amar e morrer. É essencialmente pensar, sentir e fazer o melhor possível.

A felicidade é um estado de espirito e não dependemos de nada nem de ninguém para sermos felizes. Se uma pessoa é infeliz, os fatores externos não vão alterar esse estado. Não valerá de nada fazer uma viagem a um lugar extraordinário porque não terá a capacidade de apreciar a beleza do local, por mais deslumbrante que seja.

Temos que amar a nossa vida, não que seja mais fácil do que a dos outros, mas sim porque a decisão de sermos felizes enquanto indivíduos é somente nossa e nós somos os únicos responsáveis por essa felicidade.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.