Home>Cidadania e Sociedade>QUEM SÃO OS AVÓS?
Cidadania e Sociedade

QUEM SÃO OS AVÓS?

Isabel Pinto da Costa

Quem são os avós? Pessoas tão importantes e tão pouco faladas, muitas vezes em voz alta por todos nós pais, filhos, netos… estas pessoas tão especiais nas nossas vidas!

Quem nunca ligou para um avô para ir buscar o neto à porta da escola porque estava atrasado no emprego? Quem nunca pediu a uma avó para fazer o jantar porque não conseguia nesse dia chegar a horas para o fazer? Quem nunca sabia como dizer um problema a um filho e pediu um conselho a um avô ou avó? Quem não se identifica com estas coisas que eu acabei de mencionar? Todos nós já vivenciamos estas situações, e os avós estão sempre lá para nos ajudar a resolver estes problemas.

Os avós são o colo dos nossos filhos, são o nosso colo muitas vezes, são a voz forte para nos dizer que temos que continuar, quando muitas vezes nos apetece desistir. São as nossas histórias passadas, os cheiros que ficam para sempre nas nossas memórias. Quando eu penso nos meus avós, penso no cheiro dos campos de milho e até hoje consigo trazer ao meu nariz esse cheiro, o cheiro do café feito na lareira da pedra a sair pela porta da cozinha! São essas as memórias dos meus avós, iguais às de tantas outras pessoas.

Todos os avós deveriam ser homenageados num mural pelos filhos e pelos netos, pelos seus feitos, pelos seus afetos, suas disponibilidades aos outros. Eu costumo dizer que nem que vivamos cem anos nunca vamos conseguir agradecer verdadeiramente a estes seres que tanto nos ajudam a contar a história da nossa vida e a passar o nosso testemunho de geração em geração.

Os avós são como os super-heróis dos nossos filhos, pois eles brincam com eles, aceitam tudo o que eles dizem, fazem tudo o que eles pedem e segundo alguns pais até dizem “ele é assim por culpa dos avós! Os avós é que o estragaram!”, mas a verdade é que são as grandes memórias dos nossos filhos, o afeto, a solidariedade…Os ensinamentos, as bases dos valores morais, os pilares da educação são dados pelos avós.

Queria assim dedicar este pequeno artigo a todos os grandes avós.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.