Home>Saúde e Vida>CONSULTAS SEM TEMPO DETERMINADO
Saúde e Vida

CONSULTAS SEM TEMPO DETERMINADO

Sandra Sampaio

Esta semana fiquei feliz com a notícia do alargamento do tempo de consulta.

A relação paciente-médico ou médico-paciente, vai muito além da patologia. É muitas vezes uma relação tão próxima que se pode considerar de amizade, alicerçada numa profunda confiança.

Sim, como médica dentista, sei do que estou a falar.

Lido todos os dias com a dor física, com os pedidos de alívio e com a paciência, perseverança e confiança dos meus pacientes.

Numa consulta, além do tratamento físico há também uma conversa que muitas vezes proporciona o alívio do stress.

Ao longo dos anos, esta proximidade permite focar assuntos do foro privado e proporciona momentos únicos. Esta relação próxima é benéfica, pois dá uma visão mais completa da real Saúde dos nossos pacientes (e amigos) e torna-nos melhores profissionais (mais humanos). Sim, porque para a medicina também é preciso ter humanismo e vocação. Não é meramente um negócio, como uma sapataria, que abrimos para fazer dinheiro ao vender muitos pares de sapatos, mesmo que estes provoquem calos.

Dou graças a Deus pelos muitos amigos que se colocaram no meu caminho só porque tiveram, em algum dia das suas vidas, uma dor de dentes.

Vejam o vosso médico dentista, e de qualquer outra especialidade, bem como o vosso médico de família, como um amigo, pois tudo fará (ou deverá fazer) para que todos os seus pacientes alcancem o bem-estar físico e psicológico, o que se atinge só com o tempo.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.