Home>Saúde e Vida>DRENAGEM LINFÁTICA – O QUE É, E PARA QUE SERVE?
Saúde e Vida

DRENAGEM LINFÁTICA – O QUE É, E PARA QUE SERVE?

Pedro Lima

Muitos pacientes solicitam a nossa ajuda para resolver um problema comum: o aumento de volume, principalmente nos membros inferiores (pernas), o que normalmente conhecemos como “retenção de líquidos”. Importa pois perceber o que é e porque acontece, com efeitos muito nefastos para o bem estar e para a saúde do paciente.

A retenção de líquidos pode ocorrer por factores tão diversos como má alimentação, excesso de peso, sedentarismo mas também por doenças renais, alguma medicação ou até por questões hormonais. A permanência durante longos períodos de tempo na mesma posição, de pé ou sentado, também é um factor de risco.

A drenagem linfática é um meio eficaz de combater a retenção de líquidos e pode ser realizada por via manual (através de uma massagem) ou por via mecânica (com pressoterapia). No caso da massagem de drenagem, a mesma consiste na realização de uma massagem composta por pressões suaves, leves e constantes, em direcção aos gânglios. Já no caso da pressoterapia, a mesma é realizada recorrendo a equipamento específico, sendo reconhecidamente a forma mais eficaz de aliviar o inchaço e a dor e melhorar a circulação, quer linfaticas, quer sanguínea.

Estas técnicas devem ser realizadas por Fisioterapeutas, em ambientes seguros e controlados, sob supervisão, a fim de se adaptarem as mesmas as condições particulares de cada paciente, para que este não corra qualquer risco.

Consulte o seu Fisioterapeuta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.