Home>Mundo>REINO UNIDO: NOVO PARTIDO POLÍTICO?
Mundo

REINO UNIDO: NOVO PARTIDO POLÍTICO?

Diogo Costa

Hoje escrevo faltando quase um mês para que o Reino Unido deixe a União Européia, e o caos do processo acabo de piorar. Today I write with nearly a month left before the UK leaves the European Union, and the chaos surrounding this process has just become worse. Os desertores dos dois principais partidos, o Partido Conservador e o Partido Trabalhista decidiram formar um grupo independente (não um partido político) na Câmara dos Comuns e uma coisa que une este grupo de 11 deputados – Brexit.

Todos eles compartilham crenças similares, tais como rejeitando um cenário de “não-deal” (Brexit sem acordo) e apoiar segundo referendo. Embora eu possa ser compreensivo sobre a sua escolha de deixar seus respectivos partidos políticos. Sua decisão de sair provavelmente não mudará nada. O Partido Conservador e o Partido Trabalhista continuarão sendo partidos pró-Brexit e continuarão a se afastar mais do centro e mais em direção à direita ideológica e à esquerda.

Além disso, o sistema político do Reino Unido ajuda a manter o sistema de dois partidos. Quando esse grupo se torna um partido político, é provável que ele se dissolva dentro de alguns anos. A última vez que houve uma grande divisão de um partido político foi em 1981 com o Partido Trabalhista. 11 membros seniores deixaram o partido e formaram o Partido Social Democrata. Este partido apoiou uma maior integração europeia. No entanto, devido ao sistema político do Reino Unido, o partido não poderia sobreviver e foi dissolvido em 1988, quando fez uma aliança e se tornou parte do Partido Liberais Democratas (que tem apenas 11 dos 650 lugares na Câmara dos Comuns).

Tudo o que essas deserções fizeram foi desviar o foco do Brexit. Faltando menos de um mês e com o primeiro-ministro adiando a votação do Brexit para 12 de março, parece cada vez mais provável que o Reino Unido deixe a UE sem um acordo.

E o governo do Reino Unido não esconde o fato de que não estamos preparados para esse cenário, muito bem.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.