Home>Lifestyle>SAIBA COMO USAR AS CORES A SEU FAVOR
Lifestyle

SAIBA COMO USAR AS CORES A SEU FAVOR

Clara Morais

As cores afetam a emoção e a razão e têm a capacidade de influenciar a imagem que projetamos e o modo como nos sentimos, mas também refletem a nossa personalidade.

“A melhor cor do mundo é aquela que lhe fica bem” disse Coco Chanel.

As cores podem valorizar ou prejudicar o seu tom de pele ou tipo de corpo. Quando usada junto ao rosto, uma cor pode acentuar o cansaço, rugas, marcas de expressão, olheiras ou manchas. Pelo contrário, pode contribuir para um ar mais jovem, luminoso e saudável. Além disso, as cores podem evidenciar certas zonas do corpo, aumentar o  volume ou fazê-lo parecer mais alto e magro.

Ao escolher as cores que mais favorecem o seu tipo de pele, olhos e cabelo, deve ter em conta a sua temperatura (tonalidades quentes – vermelho, laranja, amarelos e tons terra – e frias – azul, lilás, violeta e cinza); intensidade (claras, médias ou escuras) e luminosidade (tons pastel ou cores vivas).

Para saber quais são as cores que mais  favorecem o seu tipo de pele deve fazer um teste de coloração pessoal.

As cores mais escuras e opacas têm o efeito de adelgaçar a silhueta, enquanto que as tonalidades claras e brilhantes aumentam o volume. As cores vibrantes destacam o corpo, enquanto que as tonalidades sóbrias ajudam a suavizar.

Deve então usar tons mais sóbrios nas partes do corpo que pretende disfarçar e para realçar os pontos positivos deve optar por cores mais vivas.

Tons suaves e neutros (preto, azul escuro, castanho, cinzento, bege e branco) são  boas opções para usar em ambientes mais formais e conservadores nos quais é valorizada a discrição e a elegância. As cores vivas devem ser usadas com moderação, mas evite sempre tons muito vibrantes. Ambientes profissionais mais informais, dinâmicos e artísticos são, habitualmente, mais receptivos a peças e combinações mais inovadoras e chamativas.

O simbolismo das cores:

Azul-  está associado a valores como a confiança, simpatia, estabilidade, tranquilidade e harmonia, pelo que deve usá-lo sempre que pretender transmitir esta imagem. Os tons mais escuros são ideais para ambientes mais formais e ajudam a adelgaçar a silhueta. Esta é a cor ideal para quem quer causar uma boa primeira impressão, sendo recomendada para usar numa entrevista de emprego, reunião ou encontros de negócios.

Branco – é uma cor que ilumina, transmite pureza, inocência, paz, calma e simplicidade. Pessoas que preferem o branco são, muitas vezes, perfeccionistas, diplomáticas e espirituais. Pode aumentar a silhueta, mas é uma cor neutra que combina com todos os tons.

Preto – É um tom neutro e tem o efeito de adelgaçar a silhueta. O preto é uma cor sensual, misteriosa e sofisticada, que transmite elegância, poder e autoridade. As peças de roupa clássicas neste tom são versáteis e intemporais.

Cinzento – Transmite sobriedade, equilíbrio, elegância, estabilidade e segurança, sendo por isso muito usado em ambientes corporativos. É uma boa alternativa ao preto. É uma boa opção para usar num dress code formal e em entrevistas de emprego e reuniões.

Vermelho – É uma cor extrovertida, que transmite energia, calor, intensidade e poder. Demonstra uma personalidade forte, corajosa, dinâmica. Associada á sensualidade e á paixão, deve ser utilizada com moderação, pois em excesso pode tornar-se vulgar e agressiva.

Verde – É a cor associada á natureza. Revela uma personalidade amigável, calma e estável, que transmite segurança, esperança e equilíbrio. Use-a com tons neutros em ambientes mais formais, como o branco, preto, cinzento, bege ou castanho. Para um look mais criativo recorra a contrastes com tons vivos, em roupa ou acessórios.

Amarelo – É uma cor quente. As pessoas que gostam do amarelo são otimistas, sociáveis, tolerantes e abertas. Realça, ilumina e transmite alegria e jovialidade. Pode aumentar a silhueta, por isso deve ser usado com moderação.

Rosa – Cor associada ao romantismo, harmonia, sensibilidade e graciosidade. Pode ser usada numa reunião com uma audiência feminina. Contudo, não é aconselhável para passar uma imagem de confiança e controlo.

Bege – Esta cor revela que é elegante e acessível. Por ser um tom neutro, pode conjugar com cores mais vivas. Ideal para fatos, casacos, calças e saias.

Roxo – Cor associada á criatividade, ousadia, extravagância e prosperidade. Transmite a ideia de uma personalidade mais artística, espiritual e pacificadora. Os tons escuros são uma boa opção para situações mais diplomáticas e reuniões de negócios.

Com estas dicas pode decidir de maneira mais consciente qual é a melhor cor a usar em cada ocasião, qual a cor que mais favorece o seu tom de pele e que mensagens vai transmitir com as cores que está a usar.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.