Home>Saúde e Vida>É NECESSÁRIO LEVAR OS COELHOS AO MÉDICO VETERINÁRIO?
Saúde e Vida

É NECESSÁRIO LEVAR OS COELHOS AO MÉDICO VETERINÁRIO?

Susana Ferreira

Os coelhos anões estão na “moda” como animal de estimação nos dias que correm, daí a importância de fazer uma medicina preventiva. Com uma medicina preventiva pode garantir uma maior longevidade e qualidade de vida ao seu coelho. Sabia que os coelhos tem uma esperança média de vida de 7 a 10 anos? O mais importante para manter um coelho saudável é proporcionar o espaço e alimentação adequados. Os coelhos necessitam de uma gaiola grande, 5 vezes o comprimento deles pelo menos. Precisam ser soltos pelo menos uma hora por dia para correr e exercitar os seus membros. A alimentação base deles é o feno, ração, frutas e legumes frescos. A água deve estar sempre à descrição e ser sempre fresca.

Os coelhos tal como o cão e gato também necessitam de desparasitação interna a cada 4 meses e desparasitação externa mensalmente. Os coelhos necessitam ser vacinados para a Mixomatose e Doença Virica Hemorrágica. O mais importante é o acompanhamento odontológico para prevenção de patologia dentária (a partir de um ano de idade uma vez por ano, a partir dos três anos uma vez semestralmente), sendo esta uma das principais patologias que acometem esta espécie e que pode levar à falta de apetite e morte. Os dentes dos coelhos tem crescimento contínuo, ao longo da sua vida.

Estes animais também necessitam fazer a esterilização a partir dos 6 meses de idade, pois as fêmeas tem elevada predisposição para tumores ováricos e uterinos, sendo a cirurgia o método de prevenção/tratamento mais eficaz.

Se ainda não levou o seu coelho ao Veterinário, leve-o no mais curto espaço de tempo. Eles também fazem uma medicina preventiva.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.