Home>Cultura, Literatura e Filosofia>À PROCURA DO ELIXIR DA JUVENTUDE
Cultura, Literatura e Filosofia

À PROCURA DO ELIXIR DA JUVENTUDE

Moreira da Silva

Nos últimos anos, a esperança média de vida tem aumentado muito, o que se tem verificado desde o início do século XX. Estamos a viver mais, nem sempre melhor é verdade, mas continuamos à procura do elixir da juventude, com diversas equipas de investigadores a proclamarem que estão perto de alcançar a fórmula tão desejada de não envelhecermos.

A procura da fórmula do elixir da juventude atravessa continentes e séculos: os alquimistas acreditavam que o elixir da juventude se encontrava no ouro, cujas propriedades permitiriam a cura e a regeneração do organismo, prolongando a vida. Muitos sábios acreditavam que a água era o elixir tão desejado, pois era o fluído mais complexo e paradoxal que existia, com capacidade de carregar em si as forças mais puras ou cósmicas.

Ao longo dos tempos, as investigações nunca esmoreceram e continuaram com muito vigor, sempre à procura da fórmula que proporcione ao ser humano uma longa vida, que elimine a decrepitude, que suavize o envelhecimento. Investigadores descobriram a molécula mais importante para a nossa existência: sem essa molécula morreríamos em menos de um minuto, por isso é que afirmam que estão a um passo de alcançar o elixir da juventude, destinado a eliminar a velhice.

Foi através das investigações modernas, que surgiu uma nova classe de medicamentos que manipulam as células do corpo humano para erradicar muitas doenças que surgem com a velhice, mas também para travar o envelhecimento. Estes medicamentos (senolíticos) são uma das invenções consideradas mais promissoras para o futuro, porque parece que têm a capacidade de “fazer o tempo andar para trás”.

O objetivo destes medicamentos não é permitir que nos possamos manter jovens para sempre, mas melhorar as nossas condições de vida prevenindo doenças crónicas. Também se descobriu que evitar e controlar as calorias, não traz só benefícios a quem quer manter ou perder peso, pois está provado que serve igualmente para retardar o envelhecimento. Para que isto aconteça e para que não haja problemas de saúde é preciso haver uma redução de calorias em percentagem de 20% a 40% e também não haver privação de nutrientes.

À procura do elixir da juventude anda uma equipa de cientistas há décadas nas ilhas japonesas de Okinawa, no Mar da China Oriental, que tenta descobrir os segredos da longevidade da população dessa ilha, tanto nos seus genes como no seu estilo de vida. Os habitantes mais velhos desta ilha, não só têm a maior expetativa de vida do que qualquer outra pessoa na Terra, como a maior parte da sua vida é vivida em condição de saúde excelente.

O tipo de alimentação dos habitantes da ilha de Okinawa é o oposto das atuais dietas da moda, pois tem uma alta proporção de hidratos de carbono em relação às proteínas, com uma abundância de batata doce, como fonte da maior parte das suas calorias.  Será que a dieta de Okinawa é o segredo para uma vida longa e saudável?

Ainda é muito cedo para este tipo de dieta sugerir quaisquer mudanças de estilo de vida com base nestas observações, mas a hipótese merece atenção. Que venha o elixir da juventude e que traga qualidade de vida enquanto por cá andarmos!


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.