Home>Mundo>DEMOCRACIA BRITÂNICA EM AÇÃO
Mundo

DEMOCRACIA BRITÂNICA EM AÇÃO

Diogo Costa

A democracia do Reino Unido é uma das mais antigas e mais respeitadas do mundo. No entanto, nos últimos tempos por causa do clima político, esta foi posta em causa. O Reino Unido tem sido cada vez mais ridicularizado por outros países da Europa. Embora isso possa estar mudando.

Isso é por causa de algo chamado, petições do Parlamento do Reino Unido. No Reino Unido qualquer pessoa pode criar uma petição para enviar ao Parlamento, e se uma petição como a petição “Cancelar Brexit” atingir 10 mil assinaturas, o Governo tem o dever de responder e se a petição chegar a 100 mil, a petição ser considerado pela Comissão das Petições para debate no Parlamento.

Enquanto falamos, esta petição já atingiu mais de 4,5 milhões de assinaturas. (https://petition.parliament.uk/petitions/241584)

Isto não só estabeleceu um novo recorde de assinaturas, mas a enorme quantidade de pessoas que acessam o site também causou a falhar no site.

Apesar do enorme número de pessoas que exigem que o Reino Unido retire o artigo 50 (que pode fazer unilateralmente, sem qualquer voto do Conselho da UE),

“Se chegar a 17,4 milhões [a quantia que votou para sair da UE] de assinaturas, tenho certeza de que haverá um caso muito claro para agir”, disse ela aos parlamentares. No entanto, outros deputados têm vindo a partilhar a petição de revogar o artigo 50 nas redes sociais.

Como se aproxima a data de saída, o Reino Unido precisa de olhar para todas as opções possíveis, se não for possível chegar a um acordo ratificado ou uma extensão de tempo suficiente. Como o Tribunal Europeu de Justiça decidiu, o Reino Unido poderia apenas retirar o artigo 50 e se o Parlamento desejasse continuar com o Brexit, e isto é, se o Parlamento pudesse voltar a ativar o artigo 50 e iniciar o processo novamente (esperançosamente com um novo governo também).

Só o tempo irá dizer…


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.