Home>Mundo>CONVERSAS COM CIDADÃOS DO MUNDO – ESPECIAL EUROPEIAS
Mundo

CONVERSAS COM CIDADÃOS DO MUNDO – ESPECIAL EUROPEIAS

Faça aqui a sua inscrição

Tiago Corais

Conversas Com Cidadãos do Mundo – Especial Europeias

Conversas Com Cidadãos do Mundo – Especial Europeias, será dia 26 de Abril de 2019, no Centro de Negócios Ideia Atlântico – Braga (segunda saída depois do Hotel Meliá em direcção a Póvoa de Lanhoso).

A Cidadã do Mundo Ana Gomes, que dispensa apresentações irá abordar os Desafios da UE, do Parlamento Europeu e o aprofundamento da Cidadania Europeia.

O Cidadão do Mundo João Cerejeira doutorado em Economia pelo Instituto Universitário Europeu (Florença, Itália), Professor Auxiliar na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho e investigador do – Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresariais (NIPE), é também investigador colaborador do CIPES – Centro de Investigação em Políticas do Ensino Superior (U. Porto e U. Aveiro). Leciona nas áreas da economia do trabalho, economia urbana e regional e econometria aplicada.

Irá fazer uma retrospectiva como seria o Minho se Portugal não fosse membro da União Europeia, quais os investimentos que potenciam o desenvolvimento económico e a coesão de uma região. Também irá desenvolver cenários e desafios da UE que possam reportar valor para o Minho.

A Cidadã do Mundo Catarina Tavares é Secretária Executiva da UGT para a área Internacional e é representante da UGT no Conselho Económico e Social Europeu (CESE), órgão consultivo da União Europeia, no Comité para o Diálogo Social Europeu e na Confederação Europeia de Sindicatos.

Irá abordar os Desafios do Movimento Sindical Europeu e debater a situação laboral atual na Europa.

José Oliveira, é actualmente Coordenador dos Projetos de Inovação na Bosch Car Multimedia Portugal, SA, responsável pela parceria estabelecida entre a Bosch e a Universidade do Minho em projectos financiados pela União Europeia.

É também Docente na Escola Superior de Ciências Empresariais de Valença e Membro do Conselho Geral da TUB.

Irá apresentar a importância das sinergias entre as Empresas e as Universidades como impulsionadoras do projecto Europeu e quais as tecnologias e projectos que terão mais impacto no futuro da União Europeia.

O Cidadão do Mundo Gonçalo Lobo Xavier, viveu e estudou nos Estados Unidos e na Finlândia, é licenciado em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade do Minho, Director Geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED).

É membro indicado pela Confederação Empresarial de Portugal (CIP ) para o Conselho Económico e Social Europeu (CESE), órgão consultivo da União Europeia , tendo sido Vice-Presidente deste comité de 2015 a 2018. É delegado nacional do programa Horizonte 2020 em Inovação nas PMEs e acesso ao financiamento de risco e também é membro da Missão “Portugal IN”, estrutura temporária, sob dependência do primeiro-ministro, com o objetivo de atrair para Portugal investimentos que pretendam permanecer na União Europeia após a saída do Reino Unido.

Irá partilhar connosco o impacto da UE no tecido empresarial Português e qual a janela de oportunidade para futuros investimentos que possam impulsionar a nossa economia.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.