Home>Saúde e Vida>PULGAS, CARRAÇAS E “MOSQUITOS”
Saúde e Vida

PULGAS, CARRAÇAS E “MOSQUITOS”

Susana Ferreira
A Primavera chegou e com ela as pulgas, carraças e mosquitos. No caso das pulgas estas podem ser responsáveis por dermatite alérgica a picada da pulga (DAPP) bem como podem ser vectores de outros microparasitas. No caso da DAPP basta a pulga picar injectando a sua saliva para provocar uma reação alérgica em animais propensos a esta patologia. As pulgas podem ainda transmitir microparasitas através da sua saliva, esses microparasitas podem provocar febres e anemias severas. As carraças são igualmente vectores, transmitindo essencialmente hemoparasitas que quando não descobertos a tempo podem levar à morte do animal. Os “mosquitos” transmitem principalmente dois parasitas bastante conhecidos. A dirofilaria e a leishmania são dois dos parasitas, transmitidos por insectos voadores e que causam doenças severas, que levam muitas vezes à morte ou decisão de eutanásia dos animais.
É muito importante desparasitar o seu animal, protegê-lo das picadas destes parasitas. Desta forma irá evitar um possível contágio com uma grande diversidade de hemoparasitas.
É cada vez mais importante a prevenção em vez do tratamento. Existem diversas opções de desparasitantes externos em pipetas, coleiras e até mesmo em comprimidos. É muito importante informar-se sempre com o seu Médico Veterinário sobre o tipo de desparasitante que melhor se adequa à área geográfica em questão.
Se ainda não desparasitou o seu melhor amigo, faça-o no mais curto espaço de tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.