
Clara Morais
A maioria das pessoas tem curiosidade em saber qual é o seu estilo, pois com frequência, não sabe qual é o seu, mas também desconhece que misturar estilos é a melhor forma de criar a sua identidade.
Aliás, acrescento ainda, que a mistura de três estilos diferentes é fundamental para criar um estilo próprio
“Para ser insubstituível na vida, você precisa de ser diferente”, segundo Coco Chanel.
Para criar uma imagem personalizada, deve-se misturar pelo menos três estilos na construção do estilo pessoal. Para quem sabe, esta mistura é muito natural, e como transmite a essência da pessoa em questão, fica tudo bastante alinhado e harmonioso, na realidade num estilo único dessa pessoa. A descoberta do próprio estilo é reveladora, apesar de que todos temos uma trajetória de vida que se vai reflectir fortemente nas preferências, no imaginário e nas expectativas.
As mais variadas fontes de inspiração auxiliam em como detectar os estilos predominantes: filmes, músicas, destino de viagens, admiração por determinadas personalidades públicas, cores, formas, artes entre outras inspirações, além de olhar para si, o que é extremamente importante. Também é importante observar o acervo de peças de vestuário, fazer fotos de looks para perceber o que funciona melhor e como está a ser visto pelos outros.
Os sete estilos universais são:
1.ESTILO CLÁSSICO: A mulher com este estilo revela uma imagem conservadora, confiável e reservada. Prefere roupas discretas e duráveis, cortes e modelagens tradicionais e estruturados. Acessórios discretos, cores predominantemente neutras.
2.ESTILO DESPORTIVO: Este estilo é o favorito de quem prioriza o conforto e a simplicidade. Comunica uma atitude despretensiosa, alegre e informal e opta por roupas com toque agradável e práticas. Nos acessórios as carteiras são grandes, os sapatos baixos e sem exageros visuais. Prefere cores neutras e vivas.
3.ESTILO CRIATIVO: Quem usa este estilo comunica uma imagem original e inovadora. Tem preferência por roupas e acessórios exclusivos, artesanais, peças que atraem o olhar. Usa uma ou várias cores coordenadas, mistura texturas e padrões com tranquilidade.
4. ESTILO ELEGANTE: destaca uma postura refinada, bem sucedida e feminina. Roupas bem cortadas e peças de qualidade, poucos acessórios e quando usados são luxuosos. Cores neutras, opacas e looks monocromáticos são características perceptíveis.
5. ESTILO ROMANTICO: Estilo muito feminino, frágil, sensível e delicado. Vestuário predominante com cores e tecidos suaves, fluidos. Detalhes como flores, rendas e laços além de acessórios pequenos e delicados. Usa cores claras e tom sobre tom.
6. ESTILO MODERNO: A mulher com este estilo possui uma postura forte e segura, imagem sofisticada, cosmopolita, urbana e criativa. Opta por roupas estruturadas, modelos diferenciados. Nos acessórios em geral usa uma peça em destaque. A cor preta é predominante, mas também combinada com outra cor viva e intensa.
7.ESTILO SEXY: Este estilo, também conhecido como sensual, destaca a valorização do corpo, sedução e glamour, com roupas exuberantes, brincos grandes, sapatos e carteiras que chamam a atenção, grandes decotes, transparências, roupas coladas ao corpo, padrão animal print. Combina o branco e preto com cores vibrantes, metalizados, transparências e brilhos presentes nos looks.
Agora que sabe quais os estilos da moda, sabe identificar o(s)seu(s)? A identificação do estilo pessoal é o culminar da construção da imagem que representa cada ser individual.
“O estilo é uma forma simples de dizer coisas complicadas” Jean Cocteau
One thought on “OS SETE ESTILOS UNIVERSAIS DA MODA”