Home>Saúde e Vida>DIA MUNDIAL DA SAÚDE ORAL
Saúde e Vida

DIA MUNDIAL DA SAÚDE ORAL

Sandra Sampaio

No passado dia 20 de março assinalou-se o dia mundial da saúde oral. É a maior campanha global de sensibilização das populações para a importância da saúde oral.

A efeméride, organizada pela Federação Dentária Internacional (FDI), este ano, teve como mote: “Saúde oral, ação!”. É orientada para três públicos-alvo: crianças, adultos e governos.

No caso dos adultos e crianças, o objetivo é motivá-los e melhorar, quando necessário, os seus hábitos de higiene orais. No caso dos governos, a campanha pretende incentivá-los a refletir sobre o que podem fazer para melhorar as políticas de saúde oral dos seus países.

Lembrem-se que dos 0 aos 5 anos, começa a erupção dos dentes de leite, provavelmente aos 3 anos já estão presentes os 20 dentes que constituem a dentição decídua (de leite). Os sintomas mais comuns desta erupção são as gengivas avermelhadas, aumento de salivação, perda de apetite, ansiedade e dificuldade em dormir. O desconforto da criança pode ser aliviado limpando a boca duas a três vezes por dia com uma gaze molhada, ou recorrendo a mordedores e geles disponíveis no mercado.

Dos 6 aos 12 anos começa a surgir a dentição mista. Estejam atentos: é altura do nascimento dos primeiros molares. O selamento destes dentes é indispensável, constitui um recurso eficaz em termos preventivos de cárie. Que no programa alargado de prevenção se fará novamente nos pré-molares que erupcionam entre os 12 e 14 anos.

Comece a escovar os dentes do seu filho assim que os primeiros dentes apareçam.

A primeira consulta deve ser realizada até ao primeiro ano de vida, de modo a estabelecer-se um programa preventivo de saúde oral e intercetar hábitos que possam ser prejudiciais.

Vamos demonstrar aos mais pequenos (e também graúdos) que escovar os dentes é fácil e divertido, e acima de tudo proporciona bem-estar físico e emocional!


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.