Após o reconhecimento dos animais como seres capazes de sentir frio, fome, medo. Os animais deixaram de ser vistos como coisas … Maltratar animais é crime, é proibido abandonar e maltratar um animal. Não se pode abater animais errantes por excesso de população. As câmaras recebem incentivos para esterilizar animais errantes e de famílias com dificuldades económicas. Tendo em conta todas as leis e medidas implementadas, porque aumentam a cada dia que passa os animais abandonados na rua? O que estamos a fazer mal? É urgente actuar, implementar medidas alternativas.
do meu ponto de vista o que falha é a fiscalização e a aplicação de coimas severas. Ainda há muitos indivíduos que tem animais em casa e não colocam microchip, não esterilizam, não vacinam, não desparasitam. Quando esses indivíduos se fartam dos seus animais ou quando as fêmeas parem há que abandonar num monte qualquer. Ou no lixo mais próximo… ou ainda quem sabe atirar para dentro de uma associação… ou uma série de alternativas macabras. Quais são as consequências destes actos? Nenhuma… como descobrimos quem foi sem microchip… se ninguém viu, como chegamos a estes criminosos? Fiscalizar, exigir documentos, controlar e acima de tudo aplicar coimas pesadas. O típico Português só se assusta quando implica pagar multas pesadas.
Outra das problemáticas é a dificuldade em fazer queixa de maus tratos e abandono de animais. Muitos clientes já se queixaram de presenciar maus tratos ou abandono, ligar para as autoridades e estas nada fazerem ou ignorarem. Os portugueses acabam por desistir, acabam por não acreditar que haja justiça para os animais e voltamos à estaca zero.
Não podemos alimentar animais famintos na via pública, os canis estão repletos e quando contatamos as entidades, apenas obtemos como resposta … resta esperar. Vamos esperar que aquele animal morra à fome? Ou seja atropelado? Ou que seja queimado com água quente ao ser enxotado da porta por estar com mau aspecto? A maldade humana ainda vai muito longe, e a cada dia que passa perdemos muitas vezes a esperança na humanidade.
Fiscalização, penalização e educação para o bem-estar dos animais por favor…