Com a subida das temperaturas aparecem também os parasitas externos (pulgas, carraças, mosquitos, moscas, flebótomos, entre outros). Existem alguns clientes que estão convencidos que os seus animais “criam” pulgas e carraças, o que é totalmente mentira. As pulgas e carraças estão normalmente escondidas na vegetação aguardando por um bom hospedeiro (animais ou humanos). Por norma os parasitas preferem os animais, no entanto, se pratica desporto na montanha ou se gosta de jardinar tem de estar muito atento. As temperaturas amenas desta altura do ano são as ideais para as pulgas e carraças. Tem sido recorrente as chamadas por parte dos tutores, preocupados porque viram carraças nos seus animais, mesmo com a desparasitação em dia. É muito importante desparasitar externamente durante o ano todo, mas principalmente entre a primavera e o outono. Existem várias opções coleiras, comprimidos e pipetas, que devem ser adaptadas caso a caso. É importante questionar sempre o seu Médico Veterinário sobre a melhor opção para o seu animal e a duração da mesma. Todos os parasitas externos podem ser vectores de doenças mais graves, sendo a febre da carraça e a leishmaniose as mais conhecidas. Os desparasitantes de eleição variam de acordo com a zona geográfica.
Mas mais importante que tratar é prevenir. Fica mais barato e é muito melhor para o seu animal e para si que também pode ser afectado por alguns dos parasitas.
Caso o seu animal fique doente e tenha tido contacto com carraças ou pulgas é muito importante avisar o seu Médico Veterinário, essa informação pode ser fundamental para salvar o seu animal.