Home>Cultura, Literatura e Filosofia>ÉTICA É MORAL EM AÇÃO
Cultura, Literatura e Filosofia

ÉTICA É MORAL EM AÇÃO

Moreira da Silva

Para o ser humano é importante a convivência em sociedade para alcançar os seus objetivos pessoais. Para a sociedade é imprescindível a presença da Ética, sem a qual se torna difícil a sua própria sobrevivência. A Ética é uma característica inerente a toda a ação humana e tem como objeto o comportamento humano em sociedade, mas também a convivência pacífica entre as sociedades.

O pensamento aristotélico considera que a felicidade é o único desejo e a única finalidade da existência humana. Os antigos filósofos gregos, excetuando Platão, também consideravam que o objetivo da Ética é levarmos uma vida feliz, até porque o ser humano nasceu livre para ser feliz.

Há 25 séculos atrás, o estudo da Ética era exclusivo dos filósofos, mas atualmente são muitos os pesquisadores de outras áreas do conhecimento que se dedicam ao estudo da Ética, como sociólogos, psicólogos, biólogos e outros. Todos os homens têm um senso ético, uma espécie de “consciência moral”, por isso estamos sempre a avaliar e a julgar as nossas ações, para saber se são boas ou más, justas ou injustas, certas ou erradas.

Ética é o ramo da filosofia que estuda e recomenda os princípios fundamentais e os conceitos básicos daquilo que é considerado moralmente bem ou mau, certo ou errado. Ética é o conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade.

Embora se possa considerar que Ética e “Filosofia da Moral” têm o mesmo significado, na realidade são conceitos muito complexos, pois englobam juízos de valor feitos a partir das perceções individuais, com base em fatores culturais, sentimentais, ideológicos e até preconceitos pessoais. Mas em termos filosóficos, ética e moral têm significados diferente.

A Ética está relacionada com a escolha e o desejo de realização, mas também está associada ao estudo baseado nos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, fundamentado nas ideias do bem e da virtude. A Moral são os costumes, regras e acordos estabelecidos em cada sociedade.

A palavra Ética vem do grego “ethos”, que significa: valores, hábitos, bons costumes ou portador de carácter. Ética é a conceção dos princípios que escolhemos. Moral é a sua prática. É nesse sentido que se pode dizer que a ética é a moral em ação.

A ética é inerente à vida humana, por isso é indispensável ser ético para conviver em sociedade, pois é através da ética que se pratica o respeito aos demais. Ser ético é cumprir com os valores da sociedade em que se vive, ou seja, onde moramos, onde estudamos, onde trabalhamos. A Ética exige qualidade humana superior!


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.