Home>Lifestyle>CAMINHADAS LITERÁRIAS – EMBARQUE CONNOSCO
Lifestyle

CAMINHADAS LITERÁRIAS – EMBARQUE CONNOSCO

Raquel Evangelina 

“Dois meses depois Amaro foi nomeado pároco de Feirão, na Gralheira, serra da Beira Alta. Esteve ali desde Outubro até ao fim das neves.” Este excerto pertence à obra “O Crime do Padre Amaro” de Eça de Queirós. Eça foi um dos muitos escritores que se inspiraram na Serra do Montemuro para ser o cenário das suas obras. A Serra de Montemuro pode ser a “Serra mais desconhecida de Portugal” como afirmou Amorim Girão mas não deixa de encantar quem a descobre e redescobre.

Dia 8 de Junho a Serra será o palco das “Caminhadas Literárias pelo Montemuro”. Durante o dia iremos explorar os caminhos da serra por onde durante séculos pastores ganharam a vida, romances assumiram-se longe de olhares indiscretos e escritores subiram as suas encostas em busca da inspiração. O evento começa em Feirão, Resende, (quem sabe não teremos a oportunidade de nos cruzar com o Padre Amaro?), e termina em Aveloso, Cinfães, com uma ceia e um baile serrano que transportará os participantes até épocas antigas com os seus saberes e sabores. Pelo meio passaremos também por Castro Daire, o terceiro município envolvido na organização deste projeto.

Para além dos trilhos a percorrer, que pode ser um ou três, mediante a capacidade física de cada um, existirão recriações e leituras para transportar os caminheiros no tempo e fazendo-os sentir que estão junto ao escritor e a absorver todo o ambiente de forma a passa-lo para o papel.

Termino com o apelo que caso queiram saber mais podem pesquisar por “Caminhadas Literárias pelo Montemuro” e caso se queiram inscrever as mesmas decorrem até dia 24 de Maio em www.caminhadasliterariasmontemuro.pt ou nos 3 municípios organizadores. (Castro Daire, Cinfães e Resende)


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.