Home>Cidadania e Sociedade>SER JORNALISTA NO SÉCULO XXI
Cidadania e Sociedade

SER JORNALISTA NO SÉCULO XXI

                                                Repórteres 7.ºD- Escola E.B 2.3 de Toutosa

 

No dia 3 de Maio, durante a manhã, os alunos deslocaram-se à biblioteca da Escola Básica de Toutosa, para assistir a uma sessão sobre literacia para os Média. No momento em que se assinala o dia internacional da Liberdade de Imprensa, a equipa da biblioteca escolar dinamizou a atividade “Ser Jornalista no século XXI”, com o jornalista e editor da revista “Bird Magazine”, Ricardo Pinto.

Foi uma sessão muito enriquecedora, na qual se analisou o papel dos Média na era das tecnologias e das redes sociais, alertando os estudantes para o tipo de informação com que são “bombardeados” ao segundo. Ricardo Pinto frisou a importância de cada indivíduo criar um mecanismo para perceber a diferença entre desinformação, “Fake News” e informação fidedigna, utilizando uma espécie de “polígrafo interior”, mecanismo esse que permite conduzir à autonomia e ao pensamento crítico. Os estudantes ficaram ainda a conhecer dez passos para distinguir a informação da desinformação. A sessão finalizou com a dinamização de um laboratório de jornalismo, momento em que os alunos puderam experienciar a prática desta profissão, que se afigura de grande relevo na sociedade atual.

Com a dinamização desta atividade, a escola cumpre o seu papel na promoção da literacia para os Média, já que o século XXI é o século da informação e, por isso, é necessário que os jovens estejam atentos e saibam processar de forma crítica essa mesma informação.

Os repórteres do 7.ºD


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.