Home>Mundo>O COLAPSO DA POLÍTICA CENTRISTA
Mundo

O COLAPSO DA POLÍTICA CENTRISTA

Diogo Costa

Desde a primeira eleição europeia em 1979, dois partidos sempre dominaram o Parlamento, embora os nomes destes partidos mudaram sua ideologia não mudou, o centro-esquerda e de centro-direita. Tanto o Partido Popular Europeu (centro-direita) e Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas (centro-esquerda) perderam lugares, enquanto os verdes, liberais e eurocépticos ganharam assentos.

Agora, por que isso aconteceu? Uma razão pode ser que os partidos tradicionais não são atraentes. Vamos dar uma olhada nas eleições no Reino Unido. O Partido Brexit venceu estas eleições desde o atual partido governante, os conservadores fizeram uma bagunça total do Brexit e atrasaram e atrasaram o Brexit. E se der uma olhada na principal oposição, o Partido Trabalhista. Sua política Brexit tem sido demasiado complexo para os eleitores de entender, esta situação levou a Brexiteers a votar para o Partido Brexit e os Remainers a votar pró-UE partidos, como os liberais democratas e os Verdes, que tinha uma mensagem muito clara sobre Brexit.

Outra razão para estes tipos de resultados pode ser devido ao fato de que esta é apenas uma eleição européia. Muitos eleitores não veem essas eleições como importantes e apenas as usam como voto de protesto. É improvável que o Partido Brexit ganhe uma eleição legislativa no Reino Unido.

No entanto, devido a estes resultados, não está claro quem será o novo Presidente da Comissão Europeia e a eficácia do Parlamento poderá sofrer devido à divisão e à crescente polarização da nossa política. No Reino Unido, os cidadãos portugueses puderam votar para eurodeputados portugueses. E houve também um aumento nos votos para partidos mais extremos, como o Bloco de Esquerda, o PAN e o CDS-PP.

A questão permanece: será que este colapso ocorrerá nas eleições legislativas de Outubro em Portugal ou será apenas um caso isolado?


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.