Home>Cidadania e Sociedade>CALENDÁRIO ESCOLAR 2019/2020 AUMENTA FÉRIAS DO NATAL
Educação
Cidadania e Sociedade

CALENDÁRIO ESCOLAR 2019/2020 AUMENTA FÉRIAS DO NATAL

Ricardo Pinto

O ano escolar terá início entre os dias 10 e 13 de Setembro e as férias de Natal terão quase três semanas. As associações de pais defendem que o Governo tem de ter “uma resposta social para estas famílias,” devido ao “período de férias tão grande” .

Calendário escolar 2019/2020

O calendário do próximo ano lectivo para os estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e do ensino básico e secundário foi publicado esta terça-feira em Diário da República. O início do ano escolar está marcado para entre os dias 10 e 13 de Setembro e o primeiro dia de férias de Natal será 18 de Dezembro, quarta-feira, e as aulas começam a 6 de Janeiro, sexta-feira, de 2020.

segundo período vai assim arrancar a 6 de Janeiro, segunda-feira, e terminar a 27 de Março de 2020, com umas miniférias de Carnaval entre 24 e 26 de Fevereiro. O terceiro e último período vai começar a 14 de Abril para todos os alunos e acaba logo a 4 de Junho para o 9.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade, num total de menos de dois meses. Termina a 9 de Junho para 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 10.º anos de escolaridade. E a 19 de Junho para o pré-escolar e 1.º ciclo.

O Ministério da Educação enviou entretanto um comunicado às redacções onde explica que estas quase três semanas de férias de Natal: “Tendo em conta que o dia 1 de Janeiro de 2020 é uma quarta-feira, os alunos terão mais um dia de férias, evitando-se o reinício das aulas a uma sexta-feira, tal como sucedeu no último ano lectivo em que 1 de Janeiro foi uma quarta-feira”. Num primeiro comunicado a tutela referia que iriam ser 12 dias de férias, mais um do que no ano lectivo anterior, mas horas depois o ministério enviou uma rectificação a esclarecer que o dia 17, terça-feira, ainda é de aulas logo haverá os mesmos 11 dias de férias no período do Natal”, refere a nota da tutela.

Fonte: Público

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.