Home>Cidadania e Sociedade>PREPARAR A VIAGEM DE FÉRIAS COM OS SEUS ANIMAIS
Cidadania e Sociedade

PREPARAR A VIAGEM DE FÉRIAS COM OS SEUS ANIMAIS

Susana Ferreira
Ir de férias com os nossos amigos de 4 patas ainda é bastante complicado, apesar de se falar no contrário. Em Portugal ainda são poucos os hotéis que aceitam animais. Na maioria dos casos são casas rurais ou bungalows. Fora de Portugal o problema são as viagens de avião. Ainda é extremamente complicado preparar uma viagem de avião. Sendo um cão de porte grande é logo enviado para o porão. Algo que os deixa muito desconfortáveis. Sozinhos, num porão de um avião, com ruído de fundo constante… quem não teria receio???
Mas para além destas questões é muito importante questionar sempre o Médico Veterinário sobre as desparasitações antes de ir de férias, mesmo dentro de Portugal.
Existem várias patologias que são endémicas em determinadas regiões e não são noutras, como por exemplo a Dirofilariose. Na zona do distrito do Porto não temos Dirofilariose, é uma zona de quase 0% de prevalência. No entanto, Lisboa, Figueira, Algarve e Alentejo são zonas bastante endémicas. Estes são destinos de férias de vários Portugueses. Portanto, se pensa ir de férias para estas zonas e pensa levar o seu animal de estimação, informe-se sobre as desparasitações a fazer. Se vai para zonas de interior do País proteja o seu cão da Leishmaniose.
Se vai viajar para Espanha, seja de carro ou avião necessita fazer um passaporte. Qualquer cão ou gato para sair de Portugal necessita de um passaporte, microchip registado no Sira e vacina da Raiva em dia. Animais com menos de 3 meses de idade não podem entrar em Espanha ou França, quer seja de carro ou avião.
Se vai viajar de carro e o seu animal detesta andar de carro, prepare com tempo a viagem. Existem calmantes naturais que podem ajudar a que o seu animal se sinta mais confortável. Deverá fornecer uma refeição ligeira e ainda mais importante, parar a cada 2h, fornecendo sempre água fresca e passeios.
Se esta a pensar levar de férias o seu animal, informe-se com o seu Médico Veterinário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.