
Cidália Pinto
Aproveito a minha crónica, na BIRD Magazine, para falar sobre um dos projectos em que estou envolvida.
O “+ Mulher”, nasceu de uma conversa entre mim e a Joana Nogueira.
Ambas escrevemos, conteúdos diferentes, e quisemos fazer algo em conjunto que, sem dúvida nenhuma, decidimos que teria cariz solidário.
Surgiu o tema da violência doméstica, e decidimos que o seria uma instituição que ajudasse vítimas, a qual seria ajudada.
Contudo, foram surgindo alguns nomes, de mulheres, que pensamos convidar, e no decorrer do processo obtivemos o “sim” de sessenta e três mulheres, de variadas áreas, idades e até países.
A ideia ganhou a forma de um pequeno livro, que contou com o patrocínio total da edição , e foi lançado no dia 8 de Março, na Biblioteca Municipal de Penafiel.
À pergunta, que deverão estar a fazer: qual a instituição ?
– Gabinete “Janela Aberta ” e casa abrigo da Associação para o desenvolvimento de Figueira, Penafiel.
Porque visitamos, reunimos, podemos acompanhar (coisa que temos feito), e está a fazer um excelente trabalho, não apenas junto das vítimas de violência doméstica, como nas restantes valências que fazem parte da instituição.
O valor, de cada livro vendido (5€), reverte na totalidade para a Associação.
Temos criado iniciativas, feito apresentações, palestras…
E o que começou com uma ideia de duas amigas, têm crescido.
No próximo dia 15 de Julho, entre as 14h e as 18:30h, haverá um grande debate sobre a Violência nas suas variadas vertentes. E o “+ Mulher”, a Associação para o desenvolvimento de Figueira, e várias entidades do meio jurídico e institucional, estarão presentes.
Tudo, com o intuito de combater o flagelo da violência.
Estão todos convidados a estar presentes.