Home>Saúde e Vida>BOAS FÉRIAS, COM BOA SAÚDE ORAL
Saúde e Vida

BOAS FÉRIAS, COM BOA SAÚDE ORAL

Sandra Sampaio

A nossa saúde geral compromete o sucesso e a viabilidade dos tratamentos dentários.

Por exemplo, pacientes submetidos a tratamentos diversos e específicos que diminuam o sistema imunitário, o que implica, como é óbvio, que fiquem numa posição muito frágil e muito mais facilmente sujeitos a infeções no decorrer daqueles tratamentos, doentes cardíacos com bypass’ s ou válvulas, doentes renais, entre outros, requerem, da parte do profissional de medicina dentária, maior cuidado na pré-medicação e no tratamento.

Ora, a cavidade oral é um ambiente privilegiado em bactérias aeróbias e anaeróbias. Por isso, nestes pacientes, durante o seu percurso de cura, a higiene oral é primordial. Se houver tempo antes de começarem o tratamento a que irão ser sujeitos, procurem o vosso dentista; tentem recuperar a boa saúde oral, uma vez que durante este período os tratamentos serão quase exclusivamente feitos em regime hospitalar.

Quero alertar também, que os pacientes têm a obrigação de comunicar ao médico dentista a sua saúde geral, como por exemplo: doenças crónicas; medicamentos que tomem diariamente.

Há problemas de saúde que não só afetam o paciente como um descuido do portador pode colocar em risco a saúde do profissional. O profissional de saúde está moralmente e eticamente comprometido com a privacidade do paciente.

Estamos em período de férias. Aproveitemos este curto espaço do ano para sorrir mais. Assim conseguimos iluminar a vida dos que nos são próximos e os locais que visitamos.

O sorriso é o arco-íris do rosto. Boas Férias!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.