Home>Lifestyle>A ENTRADA NA UNIVERSIDADE, UM SONHO, UM NOVO COMEÇO
Lifestyle

A ENTRADA NA UNIVERSIDADE, UM SONHO, UM NOVO COMEÇO

Isabel Pinto da Costa

Os jovens, os seus sonhos, os seus projetos, as expetativas dos pais e as dos próprios… O melhor futuro, o melhor curso, a melhor universidade, para um dia estes jovens serem os melhores profissionais para governar os diferentes setores do nosso país! Mas peço-vos, não se esqueçam da realização pessoal, daquilo para que realmente têm vocação, porque um dia muitas dessas áreas vão lidar com pessoas e se não existem afetos, pessoas humanizadas, carinhosas, só teremos bons profissionais na teoria, porque na prática são mecanizados que realizam a tarefa de forma fria e sem sentimento.

Todas as profissões apresentam dois lados, o humano e o técnico, e os estudantes têm que ter isso em conta ao longo da sua formação.

Também não nos podemos esquecer do sonho, como diz o ditado “O sonho comanda a vida”, e todo o estudante durante a frequência do secundário sonhou em tirar um curso e muitas vezes não consegue concretizar esse sonho por umas décimas, e não é uma questão de coeficiente de inteligência, mas mais de coeficiente emocional, ou seja, porque estava mais ansioso, por exemplo, a fazer um exame e correu mal!!

A vida de estudante é assim pautada por coisas positivas e menos positivas, mas efetivamente a entrada na faculdade é um marco significativo para todos os jovens estudantes, porque também coincide quase sempre com a entrada na vida adulta, os 18 anos, a saída da casa dos pais, o ir viver com colegas, o aumento das responsabilidades.

É um novo começo, tanto para os jovens como para os pais que têm que os deixar ir, garantindo sempre a retaguarda necessária.

A todos os jovens que entraram na Universidade este ano os meus parabéns, espero que consigam concretizar todos os seus sonhos. Os que não entraram, não deixem morrer os seus sonhos porque são eles que nos mantêm vivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.