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A IMPORTÂNCIA DA IMAGEM E DO COMPORTAMENTO PROFISSIONAL NA CARREIRA

Clara Morais

Para obter sucesso na vida profissional não basta uma boa estratégia de marketing.

Negligenciar a imagem e a apresentação, desconhecimento de regras de etiqueta e atitudes não adequadas no ambiente de trabalho podem causar prejuízos comerciais na empresa e também na sua carreira. É assim fundamental dar atenção a estes aspectos.

A boa apresentação e a imagem dos profissionais estão relacionadas e são indispensáveis. Por exemplo, o modo como um colaborador usa uma camisa com o logotipo da organização, como penteia os cabelos, assim como a sua postura e hábitos de higiene pessoal afectam directamente a imagem que será transmitida aos clientes e parceiros, o que influenciará o conceito que as pessoas terão desse colaborador e, consequentemente, da empresa que representa.

O seu comportamento é igualmente avaliado.

Os colaboradores são a imagem da empresa, o seu cartão de visita. Quando se entra num ambiente corporativo, geralmente consegue-se ter uma noção da forma de trabalho e do sucesso daquele negócio apenas pela observação da imagem dos funcionários e pela organização do próprio espaço.

A imagem que se transmite é capaz de gerar um sentimento de credibilidade ou criar expectativas negativas em relação ao seu trabalho, em qualquer área, ou seja, a imagem que transmite deve ser condizente com o grau de excelência que deseja alcançar e é importante que corresponda ao nível de reconhecimento que deseja alcançar.

Assim, é importante aprimorar sua imagem e comportamento profissional

-Invista na sua imagem pessoal

Este é o primeiro passo: mantenha unhas e cabelos em ordem, use roupas limpas e em bom estado de conservação. Lembre-se que deve vestir-se de acordo com o cargo que pretende alcançar.

-Desenvolva empatia com os colegas de trabalho

Não é necessário ser amigo de todos, mas saber respeitar o momento dos colegas, as suas dificuldades e conquistas é um grande diferencial. Portanto, procure mostra-se interessado e tente colocar-se no lugar do outro antes de tomar atitudes. Verá como as suas relações profissionais melhorarão.

-Seja pontual

Se os atrasos não são elegantes no convívio social, no ambiente corporativo são piores ainda. Chegar a horas mostra que é confiável e responsável. Portanto, aprenda a gerir o seu tempo e ganhe o respeito dos seus superiores e clientes.

-Mantenha a organização

A falta de organização transmite a ideia de que não consegue gerenciar todas as tarefas. Um ambiente organizado transmite método e que entrega o que foi pedido no prazo e com qualidade. Além disso, manter um padrão de organização faz com que pare de perder tempo a localizar algumas coisas e assim produza mais.

-Produza conteúdo relevante nas redes sociais

A maneira como se expressa nas redes sociais pode contribuir para o seu crescimento. No entanto, tem de prestar atenção aos conteúdos que publica.

Existem redes sociais com carácter mais profissional, como o” Linkedin”, que são óptimas para fazer” networking”, expor o seu currículo e produzir conteúdos relacionados com a sua área de trabalho, como artigos, por exemplo. Elas também servem para partilhar actividades que desenvolveu e eventos que participou.

Já as demais redes, como “Facebook” e “Instagram”, são mais pessoais e, por esse motivo, necessitam de alguns cuidados. Evite publicar temas polémicos e imagens muito pessoais.

-Mostrar interesse e entusiasmo

Demonstre que está disposto a atender a solicitações da empresa e mostre-se solícito para auxiliar colegas e superiores mesmo que a tarefa não esteja directamente relacionada com as actividades que lhe estão atribuídas. Mostre que se importa e procure encontrar soluções antes que os problemas se instalem. Além disso, aceite desafios com entusiasmo e procure ir sempre além do que é pedido.

-Invista no marketing pessoal

Gerar uma imagem e comportamento profissional adequados é fundamental para o seu sucesso profissional. Por esse motivo invista no seu marketing pessoal. Saber vender as suas habilidades profissionais e pessoais faz com que seja respeitado, aumentando as oportunidades e tornando as propostas mais rentáveis.

Não se esqueça, a sua imagem pessoal e profissional é imprescindível para transmitir segurança, credibilidade, autenticidade e outros atributos. Além de comprovar a sua coerência com a empresa que representa, ela aprimora as relações interpessoais, fideliza e atrai clientes.

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