Home>Lifestyle>QUATRO IRMÃOS VINDOS DE BAIÃO QUE VIERAM MUDAR AMARANTE
Lifestyle

QUATRO IRMÃOS VINDOS DE BAIÃO QUE VIERAM MUDAR AMARANTE

Isabel Pinto da Costa

Um dia, o destino assim quis, trazer quatro irmãos, vindos de Baião, tentar a sua sorte no nosso concelho. Eu tive a sorte de ser a filha de um deles, o Sr. Joaquim do Butagás, como ficou conhecido, mas teria igualmente orgulho se tivesse sido filha do Sr. José da Livraria Zé ou do Alberto ou do Albino Costa, porque todos eles tinham em comum o coração bom, a vontade de ajudar os outros sempre com um sorriso no rosto.

Todos dedicados ao comércio, quem não se lembra do Sr. Joaquim do Butagás, no Covelo, na porta do seu estabelecimento, à espera que o gás chegasse para servir os seus clientes, ou a partir o melhor fiambre de Amarante? Ou o Sr. José da Livraria a vender os seus livros sempre com a sua boa disposição? Ou o Sr. Albino a vender as sua ferramentas? Ou o Sr. Alberto a vender na mercearia? Quem se esquece destes irmãos?!
Ninguém se esquece deles e o maior tributo é através dos seus feitos, através dos contactos que podem fazer com o irmão mais velho, Sr. Albino Costa, que nos presentei-a com imensas histórias de todos eles e ainda as conta muito bem!

A vida nem sempre nos parece justa e estes irmãos em termos de faixa etária tiveram vidas curtas, 54, 64 e 73 anos. No entanto, foram vidas recheadas de sentido, de feitos, de moral em prol da comunidade, da família… E posso dizer que, apesar de nunca terem sido “personagens” da política da economia da literatura,… foram de certeza do comércio de Amarante, apesar de não terem nascido nesta terra, foram filhos da terra! …
A sua ausência é muito dolorosa, para os familiares, insuportável para quem privava com eles, porque parece que o legado dos valores acabou! As histórias da dureza da sua vida passada para conseguirem ter um presente bom findaram! Contudo, isso não vai acontecer, nós, familiares, vamos continuar a contar as suas histórias de vida aos nossos filhos e assim sucessivamente para nunca morrer a história dos irmãos Costa que vieram de Baião com 11 anos trabalhar para a cidade de Amarante, todos eles ainda muito pequenos…

Neste meu artigo quem eu quero homenagear é o meu tio Albino, o mais velho dos quatro irmãos, porque é muito duro, ver morrer os três irmãos mais novos e não conseguir fazer nada para impedir que isso acontecesse e ser capaz de viver a sua dor e apoiar a família toda!….

Sim, ele é o pilar de todos nós! Sem ele, a morte do meu pai, que já foi insuportável, ainda teria sido mais senão tivesse a figura do meu tio, ele é e será uma referência na família dos Costa. Um homem de 80 anos, de grandes caminhadas, de grandes lutas psicológicas, em que a vida também já o colocou à prova com o falecimento da esposa, e ele sempre firme a resolver estes lutos e a manter a firmeza da continuidade.

O segredo destes 4 irmãos foi a honestidade, o trabalho, o nunca desistir e o sorriso no rosto… mesmo quando o caminho era duro de Baião até Amarante!….

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.