Home>Lifestyle>BRUXAS… ELAS ANDAM AÍ
Lifestyle

BRUXAS… ELAS ANDAM AÍ

Raquel Evangelina

Quinta feira, dia 31, celebra-se o Dia das Bruxas. Apesar de ser uma tradição americana cada vez mais é comum celebrar em Portugal. Segundo a Wikipédia “Entre as atividades de Halloween mais comuns, estão festas e fantasia praticar “doce ou travessura”, decorar a casa, fazer lanternas de abóboras, fogueiras, jogos de adivinhação, ir em atrações “assombradas”, contar histórias assustadoras e assistir filmes de terror.”

Celebramos então as bruxas. Mas o que são as bruxas? Em tempos foram mulheres que simplesmente não se queriam sujeitar à submissão que a sociedade machista e retrógrada lhes queria impor. E eram queimadas vivas por quebrarem regras. Bruxas eram as curandeiras cujo conhecimento do que hoje se poderá chamar medicina natural na altura apelidavam de feitiçaria. Bruxas eram as sedutoras que enfeitiçavam os homens, mas apenas os seduziam. Bruxas eram as não crentes que por não irem à missa eram adoradoras do diabo.
 
E atualmente o que são as bruxas? Para a sociedade bruxas são as que te consultam e cobram para tratar de um problema que não consegues solucionar (e honestamente elas também não o conseguem) Eu tenho uma ideia diferente de bruxa.
 
Bruxa é a tua amiga que te abre os braços para te acolher a dor e enquanto choras no ombro dela ela sorri da tua tristeza. Bruxa é aquela toda sorrisinhos que te mete no coração e depois pelas tuas costas fala mal de ti e inventa rumores falsos a teu respeito. Bruxa é a colega de trabalho que te trai e te sabota ou que te deixa alcançar os teus objetivos para ficar com os louros. Bruxa é a tua amiga que sabe que tens interesse em alguém e tenta conquistá-lo só para provar a ela própria que é mais gira, boa e interessante que tu. (Pelo menos é o que ela acha). Bruxa é aquela que não tem vida própria e anda sempre a tentar saber da tua. Bruxa é toda e qualquer pessoa que só está bem com o mal dos outros.
 
Portanto se gostam do Halloween celebrem-no muito. Façam doçuras, travessuras, mascarem-se, andem de vassoura, o que quiserem. Mas a serem bruxas sejam apenas nesta data. Porque para nos fazer mal já existem muitos. Seja diferente. Queira o bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.