Isabel Pinto da Costa
Mike e the Mechanics “Over my shouder”
Looking back, over my shoulder
I can see that look in your eyes
I never dreamed it could be over
I never wanted to say goodbye…
Quem não tem saudades de uma música, que lhe faz lembrar um tempo que já passou… e que lhe traz uma boa recordação? Esta música faz-me lembrar a época em que frequentei a faculdade! Foi uma música que ouvi muitas vezes, a qual me fez sonhar com grandes aventuras, grandes amizades, sonhos de juventude estudantil, alguns que se concretizaram, outros não…, mas deixou saudades desse tempo e das amizades que tive e que vivi.
Todos nós temos músicas como referências na nossa vida, que nos levam para boas ou más memórias, que deixaram marcas na nossa vida. Logo, a música tem esse efeito na nossa personalidade, no nosso pensamento, senão vejamos: cada vez mais os jovens se identificam com um estilo de música, ou é funk, ou é hip-hop, ou é rock…e seguem essa orientação depois para a sua vida em geral, vestem-se como os seus ídolos musicais, seguem a alimentação que eles fazem, projetam muitos hábitos de vida dos mesmos… A música influencia o estilo de vida das pessoas.
Os casais quando casam escolhem a música para entrar na igreja, a música para abrir o baile que tem significado para ambos, logo mais uma vez a música está presente em momentos de vida importantes.
Quando as pessoas estão tristes e querem estar a sós com a sua tristeza num momento de introspeção, muitas vezes ouvem música, logo a música também funciona como uma procura de bem-estar geral.
Existem também histórias de vida de pessoas que planearam suicídios, baseados em músicas, em letras de grandes músicas! Claro que, por vezes, essas pessoas tinham distúrbios psiquiátricos associados, mas também aqui a música esteve presente na mente destes doentes, não no sentido positivo, mas negativo, mas esteve presente.
Mas, hoje, gostava que vocês lembrassem as músicas mais no sentido da saudade de um momento bom, por exemplo a música que ouviam na rádio na escola primária, a música que ouviam na rádio no passeio de domingo à tarde, a música que ouviam na televisão no festival da canção…., busquem assim as músicas que fazem parte das vossas boas memórias, e que trazem uma saudade boa.
A saudade que a música provoca nas pessoas pode ser uma saudade boa ou uma saudade má, no entanto, temos de tentar guardar as saudades boas e relembrar as músicas que lhes estão associadas.
E em homenagem à escritora Sophia de Mello Breyner Andresen in a menina do Mar que nos falava da saudade, descrevia a mesma da seguinte forma: “A saudade é a tristeza que fica em nós quando as coisas de que gostamos se vão embora”, logo fiquem com as músicas e relembrem as boas recordações.