Home>Lifestyle>O QUE É A CONSULTORIA DE IMAGEM?
Lifestyle

O QUE É A CONSULTORIA DE IMAGEM?

Clara Morais

O QUE É A CONSULTORIA DE IMAGEM?

A Consultoria de Imagem tem como objectivo valorizar e incentivar o valor pessoal e profissional de cada indivíduo.

É um processo de auto conhecimento, com o objectivo de alcançar a imagem que tem a ver com cada individuo, com as suas experiências, vivências e forma de encarar a vida. Cada cliente é único e todo o processo é personalizado, as regras da Consultoria de Imagem têm de ser humanizadas para cada caso real, á essência e ao momento de vida do cliente.

No final do processo da Consultoria de Imagem cada cliente tem a consciência de tudo aquilo que o valoriza, deixando de lado a roupa e acessórios que não o favorecem. Estará autónomo para coordenar “looks” para todas as ocasiões e para gerir a sua imagem, poupando tempo e dinheiro ao comprar apenas o que necessita e melhorando a auto confiança e a auto estima.

O Consultor de Imagem valoriza a imagem do cliente, tendo em conta o aspecto físico, o comportamento e o potencial de cada indivíduo ou empresa, mas também a sua personalidade, motivações, necessidades e ainda os contextos sociais, profissionais e familiares em que o indivíduo se encontra inserido.

A Consultoria de Imagem propõe-se trabalhar em três áreas-chave: aparência físicacomportamento e comunicação.

Encarada mais como um processo, em vez de um resultado, a Consultoria de Imagem visa a valorização de cada cliente, a nível pessoal e profissional.

A importância da Consultoria de Imagem é a diferença que ela poderá fazer no dia a dia do individuo, eliminando eventuais inseguranças perante a forma como nos devemos apresentar socialmente para causarmos um impacto positivo.

Quando se percebe que todos desejamos estar bem em qualquer ocasião, seja para uma  formação, para uma entrevista de emprego, para um evento, para sair á noite, ou mesmo para exercer um novo cargo profissional, temos a consciência da importância da gestão inteligente e adequada da imagem pessoal, que nos permitirá criar uma primeira impressão positiva diante dos outros, ao projectarmos uma imagem autêntica, adequada e atraente.

COMO SURGIU A CONSULTORIA DE IMAGEM?

A primeira referência á profissão remonta a Maria Antonieta, em que Rose Bertin prestar-lhe-ia serviços de aconselhamento das vestimentas.

No inicio dos anos 50, as galerias” Lafayette”, “Printemps” e “Prisunic” em França disponibilizavam serviços de conselheiros e coordenadores de moda.

Contudo, a profissão de Consultoria de Imagem ou” Image Consultancy”, surgiu nos Estados Unidos há cerca de 30 anos. No inicio, dirigia-se a políticos e celebridades.

Nos últimos anos, a explosão tem sido mais visível e está hoje em dia em plena expansão, sendo adequada a todos os indivíduos, sem excepção, ainda que habitualmente se pense que é apenas para “famosos”.  Em Portugal  a profissão está ainda no inicio.

Quais são as funções de um Consultor de Imagem?

Segundo a AICI (Associação Internacional de Consultores de Imagem) o Consultor de Imagem é um profissional que presta serviços a indivíduos e empresas, através de sessões individuais formações apresentações, palestras e workshops. Orienta o cliente na melhoria de imagem (aparência, tipo físico e análise de cores, desenvolvimento e gerenciamento do guarda roupa), comunicação efectiva, etiqueta social e profissional, “branding” e outras áreas relacionadas com a imagem.

A Consultoria de Imagem proporciona um serviço personalizado, adaptado aos diferentes contextos sociais, profissionais e familiares, nos quais o indivíduo se move diariamente. Este serviço oferece ao cliente um acompanhamento ao longo de todo o processo de transformação. Durante esse acompanhamento, o cliente irá perceber de que forma os diversos estilos, formas e cores de roupas podem potenciar as suas melhores características.

Por vezes gera-se a dúvida:” o gosto pessoal e identidade do cliente são “anulados” durante o processo?

O gosto pessoal e a identidade do cliente permanecem. Estes aspectos são sempre o ponto de partida para o desenvolvimento do processo da Consultoria de Imagem, que respeita a personalidade de cada um.

No próximo dia 23 de Novembro comemora-se o “Dia internacional do Consultor de Imagem”, uma forma de homenagear e divulgar a profissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.