Home>Saúde e Vida>AGENESIA – SABE O QUE É?
Saúde e Vida

AGENESIA – SABE O QUE É?

Sandra Sampaio

Agenesia é a ausência completa ou parcial de um órgão ou tecido no seu estágio embrionário. Logo, pode afetar o ser vivo e até mesmo ser incompatível com a vida,  como por exemplo na anencefalia.

Em Medicina Dentária, implica que normalmente não exista o gérmen definitivo ou decíduo. Mas é mais comum o comprometimento do gérmen definitivo.

Isto é, a criança pode ter toda a dentição decídua, mas faltar algum  gérmen de dentes definitivos. Os mais comuns  são os incisivos laterais superiores, segundos pré-molares  superiores e inferiores.

Porque vos estou a falar da agenesia?

É que muitas vezes aparecem, nas nossas consultas, pais preocupados porque os filhos ainda têm dentes de leite já numa idade superior aos 14 anos.

É aqui que   é necessária uma avaliação cuidada, pois podemos correr o risco d e extrair um dente de leite que não tem gérmen definitivo.

É muito importante mantermos a oclusão correta, para evitar problemas futuros na articulação tempero-mandibular, perda de dentes e, claro está, problemas estéticos.

Alerto para o acompanhamento dos nossos pequeninos, pois este problema pode ser diagnosticado atempadamente e assim, podermos fazer uma programação das medidas a tomar, que podem ser diversas.

Pode-se optar por manter na arcada dentária o dente decíduo, colocar aparelho ortodôntico e fazer implantes nos dentes ausentes.

Por favor, estejam atentos à dentição dos vossos filhos.

A minha escolha por este tema é para fazer ênfase de que a fase do “patinho feio” (presença de dentição decídua e dentição permanente na arca dentária) é muito importante.

Podemos evitar stresses futuros, mas acima de tudo quebras de autoestima que, na juventude, tão prejudiciais podem ser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.