Márcia Pinto
No ano letivo 2019-2020 as escolas tiveram a oportunidade de organizar o ano escolar em dois semestres em vez de em três períodos, como até aqui.
Desta forma, as escolas tiveram mais autonomia e flexibilidade curricular no presente ano letivo.
Assim, o aumento da gestão da carga horária além dos 25% permitirá às escolas, entre outras inovações, organizar o ano letivo de forma diferente, por exemplo, em dois semestres, ao invés dos atuais três períodos.
Um dos aspetos positivo, referenciados é o facto de terminarem com a disparidade de tempo dos 3 períodos, sendo que o ultimo normalmente é muito mais pequeno que os restantes uma vez que estava dependente do calendário religioso.
Com a introdução dos semestres haverá um equilíbrio da duração dos mesmos.
Contudo, isto causou algum desconforto e desconfiança parte dos pais e encarregados de educação.
Há casos de pais que têm filhos em escolas diferentes, no mesmo município, mas com a organização do ano escolar diferentes, o que dificulta no momento das interrupções letivas pois é necessário saber onde deixar os mais novos.
Neste sentido, este modelo já foi implementado em algumas escolas no ano letivo anterior e o balanço é positivo, quer pelos professores, quer pelos alunos que já não viviam ansiosos pelas férias pois sabiam que tinham pausas quase mensalmente.
Outro aspeto positivo é o maior espaçamento entre as fichas de avaliação reduzindo assim a ansiedade dos alunos, sendo que este modelo dá mais enfase à avaliação formativa, favorece a diversificação dos instrumentos de avaliação e estimula uma informação mais regular e sistematizada aos alunos e ao encarregados de educação.
No entanto, a marcação de testes imediatamente antes e/ou após as interrupções letivas não deixam os alunos usufruírem das atividades de final de período ou fazem com que os alunos não possam usufruir totalmente dessas pausas, o que não acontecia anteriormente. Este é um dos aspetos a melhorar.
Enquanto mãe e encarregada de educação penso que é um modelo que é mais benéfico que o anterior mas que peca pela falta de informação. Deparo-me com pais que neste momento ainda não estão esclarecidos sobre o mesmo.
Enquanto professora, a coexistência de diferentes modelos de trabalho (semestral, periodal e modular) interferem na boa organização e gestão do trabalho.