Home>Lifestyle>SARNA CANINA – SABE O QUE É?
Lifestyle

SARNA CANINA – SABE O QUE É?

Susana Ferreira

sarna canina é uma doença de pele causada por ácaros que se caracteriza pela formação de crostas e pápulas na pele com consequente vermelhidão e perda de pêlo.

Há diferentes tipos de sarna consoante a espécie de ácaro presente, e cada uma varia nos sinais clínicos, severidade e evolução.
A maioria é contagiosa e pode afetar os humanos, pelo que é necessária uma atenção redobrada e uma atuação rápida para evitar a infestação. Existem ácaros e escavadores e não escavadores. Dentro dos ácaros escavadores temos o Sarcoptes e o Demodex, dentro dos não escavadores temos o Octodetes e a Cheyletiella. Os primeiros são os mais graves, levando a dermatites severas com alopécia generalizada. Infelizmente, na zona de Amarante tem aparecido muitos casos desta patologia, principalmente nos cães de rua. Sendo esta patologia uma zoonose é de extrema importância tentar controlar a mesma. Para isso, em primeiro lugar não deve abandonar um animal na rua e deixa-lo à mercê de riscos e doenças. Em segundo, deverá sinalizar um animal abandonado e contactar as autoridades competentes – Veterinário Municipal. No caso, das entidades competentes não conseguirem ajudar, contactar as Associações de ajuda a animais locais. A sarna, quando não tratada, em caso de animais debilitados e anoréticos pode levar à morte.

Apesar de ser uma doença que pode ser transmitida aos humanos, não é por alimentar o cão ou o mesmo andar à volta da sua casa que vai apanhar sarna. Por isso, não maltrate um cão de rua com sinais da doença porque está feio e com “mau aspeto”. Os cães são seres sensíveis, que não merecem sofrer. E se eles já estão debilitados, doentes, fracos… não seja cruel ao ponto de os maltratar apedrejando, atirando com água quente, entre outras situações. “Só precisa perder tempo” a fazer uma chamada que pode salvar o animal… e se tiver “um pouco mais de tempo” dar uma refeição ao animal, deixa-lo um pouco mais confortável e fazê-lo acreditar novamente na humanidade, e que ainda há esperança para ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.